quinta-feira, 2 de maio de 2013

“(...) de graça recebestes de graça dai”





“(...) de graça recebestes de graça dai”



Disse Jesus: “ (...) v7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. v8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mt 10:7-8.

Introdução – “Graça No Antigo Testamento significa, especialmente na frase “achar graça”, como está escrito: “(...) Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR”. (Gn 6:8). No novo Testamento é aquele favor que o homem não merece, mas que Deus livremente lhe concede, algumas vezes é posta em contraste com as “obras da lei”. “(...) Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”. (Rm 6:14); e também exprime a corrente de misericórdia divina, pela qual o homem é chamado, é salvo, é justificado e achar isso suficiente para andar vitorioso como filho de Deus”. (Dicionário Bíblico Universal de A. R. Buckland). (Gl 1.5; Ef. 2.8-9; Rm 3,24; 8.14; I Co 15.10; II Co 12.9).

1. A graça na criação – Na criação tudo o que Deus fez viu que era bom. Deu ao homem, Adão, autoridade para cuidar e governar para o seu próprio sustento e demais seres vivos, abundantemente. Como está escrito: (...) “Gn 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 1:27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gn 1.26-27). (...) 1:31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto” (Gn 1.31)

2. A graça na natureza – É de graça que recebemos diariamente, a luz do Sol que dá vida as plantas, que libera o oxigênio no ar que respiramos, as estações que produzem as flores, as sementes e os frutos. As águas nos rios e nos mares, dá vida aos peixes, animais e aves que nos sustentam, como está escrito: “(...)“(...)1:29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. 1:30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi”. (Gn. 1.29,30).

3. A graça no dom da vida natural Gn 2:7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Portanto o sopro da vida vem de Deus de graça cada dia.

4. A graça no Dom da vida eterna – O plano eterno de Deus que formou o homem a Sua imagem e semelhança – triuno: espírito, alma e corpo – (I Ts 5.23), era e é que o homem viva isento do pecado e da morte eternamente, porém, com a intromissão de Satanás, os nossos primeiros pais desobedeceram, pecaram, e com o pecado a morte passou a todos os homens, assim: “(...) Rm 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Porem Deus, soberanamente, aniquilou a lei do “pecado e da morte”, dando Seu Filho Jesus Cristo, sem pecado, para pagar a pena da morte e expiar nossos pecados na cruz do Calvário, como está escrito: “(...) Rm 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (...)2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 2:9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Ef 2.8-9). Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

5. A graça na manifestação “da glória dos filhos de Deus" – Na vinda gloriosa de Jesus Cristo para arrebatar a Sua Igreja, isto é, na primeira ressurreição, todos genuínos cristãos ressuscitarão com seus corpos imortalizados e glorificados para viver eternamente com Criso Jesus. Como está escrito: “(...) 8:21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 8:22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 8:23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. (Rm 8-21-23).

6. A graça na nova criação – Deus vai fazer novo Céu e nova Terra para habitarmos com Ele eternamente, como está escrito em Ap 21.1-721:1 E Vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 21:2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 21:3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.21:4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 21:5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 21:6 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 21:7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

7. A graça no Ministério ou no serviço do Evangelho – Da mesma maneira como recebemos de Deus de graça todas as coisas, inclusive a vida terra, de maneira nenhuma o obreiro pode ser  mercenário, pode negociar ou vender produtos religiosos em busca de alcançar méritos e bênçãos materiais de Deus. Isto é uma apostasia dos últimos dias dessa dispensação. "Os tais que fazem fraudulosamente por interesse material, praticando o mercenarismo na Obra de Deus, Jesus os classifica assim: "(...) Jo 10:12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 10:13, Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas". (Jo 10.12-13). Por isto que Jesus ordenou aos seus discípulos assim: (...) v7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. v8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mt 10.7-8). Exemplo do apóstolo Paulo: (...) v16 "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! v17 E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiado. v18 Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho". ( I Co 9. 16-18)
1 Coríntios 9:18
1 Coríntios 9:17

E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.

Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
1 Coríntios 9:16-18

E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.

Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
1 Coríntios 9:16-18

Consideração finais – Fazer qualquer coisa no reino de Deus por interesse financeiro ou em troca de bênçãos de prosperidades materiais, é uma abominação contra o Senhor. A Palavra de Deus nos exorta assim: “- 2:1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2:2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. 2:3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. ( II Pe 2.1-3). As palavras de Jesus Cristo permanecem para sempre afirmando essa verdade santa” (...) “de graça recebestes de graça dai”. (Mt 10.8b) Amém Jesus. Pr Djalma