quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Pedra Angular de esquina Da Igreja de Cristo no Mundo




Aqui se vê na Pedra angular de esquina, a cruz que faz  amarração e alinhamento das  paredes, simbolo perfeito da Igreja  como templo do Espírito Santo, como está escrito, assim: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus".  1ª Co 6.19-20.  
1 Coríntios 6:20

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.  
1 Coríntios 6:19-20
Textos bíblicos: 
Disse Jesus: "(...) Pois também Eu te digo que tu és Pedro (Petros), e sobre esta pedra (Petra) edificarei a MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela.” Mt.16:18.  (...) "E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. Mt 21.4. 


Disse o apóstolo Paulo. Como está escrito: "(...) Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Ef 2.19-22. “(...). : Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido”. Rm 9.33. (...) "E beberam todos duma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a Pedra era Cristo". I Co 10.4. (...) "Saudai uns aos outros com santo ósculo. As Igrejas de Cristo vos saúdam."  Rm. l6:l6.

 Disse o apóstolo Pedro. Como está escrito: (...) "Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". (...) Atos 4:10-12.  "(...) Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,  para aqueles que tropeçaram na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados". 1 Pedro 2:5-8
Organização da Igreja de Cristo, no Brasil

      Como Igreja Militante, foi organizada no dia 13 de de dezembro de 1932, na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, Brasil, completando, assim, 80 anos, tendo como base teológica os princípios bíblicos abaixo mencionados:

      Nesta oportunidade homenageamos aos irmãos pioneiros dessa Obra importante no Brasil, que preservaram a doutrina básica dos Apóstolos. At 2.37-47. Como está escrito em: At 2.42a "(...)  E perseveram na doutrina dos apóstolos" (...).

                  CONFISSÃO DE FÉ E DOUTRINA DA IGREJA DE CRISTO, NO BRASIL, PONTOS PRINCIPAIS COMO CREMOS, A SABER:

       I A suficiente inspiração divina, veracidade e integridade da Bíblia, tal como foi revelada originalmente, com sua suprema autoridade em matéria de fé e conduta prática, conforme Mt 24:35; Hb 4:12.
II – A existência de um só Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo, um em essência e trino em Pessoa, conforme Mt 28:19; Jo 14:8-11,16-17; 16:13-15; 17:1,5; 1 Jo.5.5-8.
III – Pecaminosidade universal e a culpabilidade de todos homens, desde a queda de Adão, inicio da ira de Deus e a condenação de todos os homens, conforme Gn 2:16-17; 3:1-24; Rm 3:9-23; 5:12-21.
IV – Doutrina da justificação pela fé, salvação eterna do crente genuíno, sem o concurso do mérito próprio. A justificação do pecador é somente pela graça de Deus, na suficiência do sangue remidor de Jesus Cristo, com eterna segurança, conforme Jo 10:27-29; Rm 8:1-2,31-39; Ef 2:8-9.
V – A redenção da culpa, pena, domínio e presença do pecado, somente por meio da morte expiatória do Senhor Jesus Cristo, no sangue do Unigênito Filho encarnado de Deus, nosso representante e substituto, conforme Rm 3:24-25; 4:25; 5:6-10; 1 Co 1:30; 15:50-57.
VI – A ressurreição corporal do Senhor Jesus Cristo e Sua gloriosa ascensão à direita de Deus Pai, conforme Jo 20:1-29; At 1:9-11; Rm. 4.25.
VII – A intercessão de Jesus Cristo, como único mediador e Salvador entre Deus e os homens, conforme Jo 14:6-13; 1 Tm 2:5; At 4:11-12.
VIII – A missão soberana e pessoal do Espírito Santo, no arrependimento, na regeneração e na santificação dos genuínos cristãos, conforme Jo 3.3-7;  16:7-11; 2 Co 5:17; Ef 1.13,14; Tt 3:5.
IX – Uma única Igreja de Cristo, Invisível, Santa e Universal, que é o Corpo de Cristo, à qual pertencem todos os genuínos cristãos, que serão ressuscitados, transformados, trasladados e arrebatados,  na vinda de Jesus, como Igreja Triunfante, e que na terra se manifesta nas Igrejas locais, como Igrejas Militantes, conforme Mt 16:18; 1 Co 12:12-13; Ef 4:1-16; Cl 4.15; Rm 16.4,5,16; Ap 2:1,8,12,18; 3.1,7,14.
X – Vigência no exercício dos dons ministeriais de Cristo, do dom e dons do Espírito Santo, tal qual se encontram na Palavra de Deus, conforme Mc 16.17-20; At 2:1-13,39-39; 10.44-47; Rm  12:3-8; 1 Co 13 e 14; Ef 4:11.
XI – Governo Teocrático Congregacional, o governo que emana de Deus, sendo Cristo a cabeça soberana de Sua Igreja que é o Seu Corpo, e de todo principado e potestade, porque é tudo em todos, para que em tudo tenha a preeminência, conforme Cl 1.16-20; Ef.2:11; 4:11-16; 5:23-24; 1 Co 12:12ss; 1 Pe 2.6.
XII – A soberania de Deus na criação, revelação, redenção, governos e nos grandes julgamentos:
 a) Dos crentes no tribunal de Cristo, para receber os galardões, após o arrebatamento, conforme 1 Co 3.11-15; 2 Co 5.10; Rm 14.10; Ap 22.12.
 b) Das nações vivas na Sua vinda para reinar. Mt. 25:31-46. Ap. 1:7. 20.1-6.
 c) Dos incrédulos e condenados no juízo final, após o milênio. Ap.20:11-15. 21:8.Mc.16:16b       
XIII – A certeza da segunda vinda do Senhor Jesus Cristo em corpo glorificado, juntamente com os cristãos ressuscitados, após o arrebatamento de Sua Igreja Triunfante, e a consumação do Seu reino milenial naquela manifestação, conforme Ap 20:1-6; Mt 24 e 25; Mc 13; Lc 21.5-36; 1 Ts 4.13-18; 5.1-11. 
XIV A ressurreição dos mortos, a vida eterna dos Salvos e a condenação eterna dos injustos que não aceitaram Cristo Jesus como Salvador, conforme Dn 12.2; Jo 5.28-29; At 17.31; 24.15; Hb 9.27-28 e Ap 20.11-15.                                                      

                             IGREJA DE CRISTO NO MUNDO
                                                                                                        M.H.S.                             

                                   A  Igreja de Cristo, no mundo,                                 
                                   É farol que alumia as nações,
                                   Revelando amor profundo,
                                   Que salva os homens das vis ilusões;
                                   Batalhão é armado e bem forte,
                                   Sustentando a batalha do bem,
                                   Suplantando o mal e a morte,
                                   E aguardando o Senhor que vem.
                                              
                                               Coro
                                   Cantai bem alto oh! Igreja de Cristo,
                                   Cantai bem alto oh! filhos da Luz;
                                   Pois, a vitória já temos previsto,
                                   Eis que vem breve o Rei nosso Jesus.
                                  
                                  
                                   Eia avante, soldados de Cristo!
                                   Do Espírito a espada empunhai,
                                   Já cingidos e contritos,
                                   Do Evangelho a bandeira hasteai,
                                   Não podeis pertencer a reserva,
                                   Pois enquanto o Senhor não volver,
                                   O inimigo se conserva ,                       
                                   Sempre disposto a combater.

                                   Se tu amas a Cristo oh! Igreja,
                                   Se a fé mora em teu coração,
                                   Já marchai na sã peleja,
                                   Sob o comando do Bom Capitão;
                                   Não importa a questão de partido,
                                   Se lutarmos à sombra da Cruz,
                                   Tendo as armas prevenidas,
                                   Sê bom soldado, eis ai teu jus!

                                  
                                   E assim  a  Igreja querida,
                                   Terminada a batalha, irá
                                   Desfrutar na eterna vida,
                                   O galardão que o Senhor te dará.
                                   Então crente ouvirás o bem vindo
                                   Pois lutaste com fé , zelo e        ardor;
                                   E Jesus  dirá sorrindo,
                                   Entra no gozo do teu Senhor!...                                                                                           


Autoria: Pr. Manoel Higino de Souza (pioneiro na Organização da Igreja de Cristo, no Brasil)



Considerações Finais. O fundamento e base da Igreja de Cristo Universal é simbolicamente representado pela pedra de esquina, que sustenta e segura as paredes do edifício ou templo. Semelhantemente, observamos a sombra de uma cruz amarrando e sustendo as paredes, pois,  a cruz foi o lugar onde Jesus pagou o preço de nossa redenção. Em Hebreus está escrito: "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão". Hb 9:22. Portanto, sem derramamento de sangue não há remissão de pecado. Este fundamento permanece eternamente. O Senhor Jesus Cristo é o fundamento (a Pedra angular de esquina) de nossa salvação, como está escrito: (...) Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" 1ª Co 3.11; (...) "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7. (...) "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Ef 4.15.  Por conseguinte, sem Cristo Jesus, sem a cruz, sem derramamento do sangue inocente de Jesus, não há remissão de pecado e nem salvação. Este é o fundamento da mensagem da cruz pregado no Evangelho. Amém. (Pr Djalma)
1 Coríntios 3:11