sexta-feira, 8 de abril de 2011

Palavras de Vida Eterna



Texto bíblico: "(...) E Jesus dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente". Jo 6.64-69.



Introdução. Do ponto de vista celestial a vida eterna incorpora a glorificação do nosso corpo e da alma, na participação da natureza da imagem de Cristo, e na imortalidade eterna da alma. A vida eterna é o dom gracioso de Deus Pai por meio de Seu Filho amado Jesus, conforme está escrito em Jo 3.16, assim: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (Jo 5.25,26; Rm 6.23; 2ª Pe 1.4). É também a participação da plenitude de Deus em Cristo, isto é, da natureza e dos atributos divinos na glória eterna, conforme está escrito assim: (...) "e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda plenitude de Deus". (Ef 3.19); (...) "Que manifestou em Cristo, ressuscitando dentre os mortos e pondo-o à sua direita nos céus. (...) E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constitui sobre cabeça da Igreja, que é seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos". Ef 1.20-23. Portanto, a vida eterna é mais do que a eternidade, é, também, uma superior qualidade de vida glorificada com Cristo em Deus, eternamente. (Rm 8.18-25).



1. Palavras de vida eterna ditas por Jesus: "(...) E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Jo 3.14-15. (...) "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". Jo 5.24. "(...) Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia". Jo 6.40. (...) "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna". Jo 6.47. "Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste". Jo 17.2-3.



2. As Palavras de vida eterna ditas pelo apóstolo Pedro. "Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente". Jo 6.68-69. (...) "Ele (Jesus) é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". At 4.11-12. (...) "Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também". At 15.11.


3. As Palavras de vida eterna ditas pelo apóstolo João: (...) "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome". Jo 20.31. (...) E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus". 1ª Jo 5.10-13. (...) "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna". 1ª Jo 5.20.


4. As Palavras de vida eterna ditas pelo apósolo Paulo."Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". Rm 6.22-23. (...) "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna". Gl 6.8.


5. A vida eterna. O conceito da vida eterna inclui as ideias do perdão do pecado que vence a segunda morte, (Jo 5.29; Ap 20.11-15), a imortalidade da alma, e a ressurreição do corpo glorificado, para que a alma tenha uma habitação espiritual na eternidade. (Ler: 1ª Co 15.38-49). Como disse Jesus efatizando a importância do valor da vida eterna, assim: "E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna". Mt 19.20 (...) "E irão estes (pecadores) para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna". Mt 25.6. (...) "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Jo 4.14. (...) "E isso disse Ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cresscem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido gloficado". Jo 7.39. (...) As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão". Jo 10.28. (...) Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Jo 12.25.


6. Por isso que o apóstolo Pedro disse para Jesus: " Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente" Jo 6.68-69. Na metáfora do Pão da vida, Jesus revela que veio dar sua vida para quem nEle crer, viva eternamente, assim: "Eu sou o Pão da vida (...) Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém comer deste pão, viverá para sempre, e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne". Jo 6.48, 51. Quando Jesus disse sobre a "minha carne" (dEle), Ele estava se referindo à Sua morte vicária na cruz do calvário pelos nossos pecados, para salvar da condenação eterna as nossas almas, e nos dar a certeza da vida eterna após a ressurreição de nossos corpos, os quais serão imortalizdos e glorificados para sempre, após a sua vinda gloriosa para arrebatar a Sua Igreja Triunfante. (Ler: 1ª Ts 4.13-18). Como está escrito em Jo 11.25-26: "Declarou-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isto?




Conclusão. A esperança do genuino cristão é a vida eterna em Cristo Jesus, com corpos ressuscitados, imortalizados e glorificados, por toda eternidade, a semelhança do corpo ressurreto de Jesus Cristo. Como está escrito no Apocalipse assim: "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (...) E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Ap 21.4-7. (...) Como disse o apóstolo Paulo, assim: "Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor". Ts 4.15-17. (...) "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas". Fl 3.20-21. Como disse, também, o apóstolo João, assim: (...) Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos". 1ª Jo 3.1-2. Meu caro leitor aceita agora Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida para receber o dom da vida eterna, e habitar no céu unido com Ele para sempre. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". Rm 6.23. (Ef 2.1-10). Amém.