quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os Vencedores reinarão com Cristo (II)


AS POSIÇÕES DOS GALARDOADOS POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

O galardão ou coroa será concedido por Cristo segundo a obra de cada um , conforme está escrito em: Ap 22.12-13; "v12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra". v13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro”. Isto só acontecerá após o julgamento no “Tribunal de Cristo” assim: "v10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal". 2ª Co 5.10.

A finalidade das coroas é para definir posições no sacerdócio real de nosso Senhor Jesus Cristo, como "rei e sacerdote", no reino mileniar messiânico, conforme está escrito, assim: "v5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, v6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém". Ap 1.5-6. "(...) v6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos". Ap 20.6.

Como exemplos citamos algumas posições reveladas no livro de Apocalipse com relação aos vencedores das sete Igrejas na Asia, sibolizando o período histórico das igrejas militantes até a segunda vinda de Jesus, assim:

a) Comer da Árvore da Vida no Paraíso. Ap 2.7; v7 "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus".

b) Receber a Coroa da Vida. Ap 2.10-11; "v10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. v11 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte".

c) Comer do Maná Escondido e receber Uma Nova Identidade com Um Novo Nome. Ap 2.17; v17 "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe".

d) Receber Poder para Governar as Nações. Ap 2.26-29; "v26 E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, v27 e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai, v28 dar-lhe-ei a estrela da manhã. v29 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas".

e) Receber Vestes Especiais, “Brancas”, para se Apresentar Diante do Pai e dos Anjos. Ap 3.5-6; "v5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. v6 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas".

f) Ser Coluna no Templo de Deus. Ap 3.12-13; "v12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. v13 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz ás igrejas".

g) Sentar-se ao lado de Cristo no seu Trono de glória. Ap 3.21-22 "v21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. v22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".

Portanto, os galardões para os “vencedores” serão dados segundo as obras ou feitos, individualmente, por cada servo engajado no Reino de Deus, assim: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Ef 2.10; e, 1ª Co 3.13-15; v13 “a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. v14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. v15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo”.

Conclusão.
Não confundir salvação com galardão, pois, a salvação é concedida, individualmente, de graça por meio da fé, firmada na Obra redentora pelo sangue de Jesus, conforme está escrito assim: “v8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. v9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2.8-10. Porém, o galardão será concedido como prémio aos servos fieis que trabalharam firmemente na Obra do Senhor, assim: "(...) v45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? v46 Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. v47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens". Mt 24.45-47.
É o que cada um de nós deve fazer até a vinda de Jesus para arrebatar a Sua Igreja, e sermos coroados como servos fieis por Ele. Amém.

OS GALHOS SECOS RESSURGIRAM - PARA REINAR COM CRISTO

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Os Vencedores reinarão com Cristo (I)




OS VENCEDORES QUE REINARÃO COM CRISTO


Haverá três grupos de vencedores que reinarão, na linha de frente a semelhança dos anjos no céu, como os principados e as potestades angelicais, conforme está escrito nas Santas Escrituras, assim:


a) Como disse Jesus: Mt 22.29-30; (...) "v29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. v30 Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. (...) Lc 9.62; Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus". Ap 21.7 (...) "O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho".


b) Como disse o apóstolo Paulo mencionando, detalhamente, as posições numa ordem de funções e poder com Cristo, assim: Cl 1.16-19; (...) "O qual (Cristo) é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominaçöes, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse".


c) "As coisas que são" (Ap 1.19b) ou o tempo da Igreja de Cristo Universal. Terminada a missão da Igreja Militante na terra, logo após o arrebatamento, haverá o julgamento das obras (atos de justiça dos santos Ap 16.15; 19.7-8; 22.12) dos crentes “vencedores” remidos pelo sangue de Jesus, para receberem as coroas como prêmio e graduação de glória para reinar com Cristo. Convém esclarecer para evitar confusão, que este julgamento será nas "bodas do Cordeiro" (Ap 19.7-9), no Tribunal de Cristo, antes do milênio, e só participarão os salvos em Cristo Jesus, conforme está escrito em 2ª Co 5.8-10: "v8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. v9 Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. v10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal". (Ler: 1ª Co 3.11-15; Rm 14.10-12; 1ª Ts 4.13-18; Ap 22.12). Estes “vencedores” são mencionados por Jesus nas sete igrejas no livro do Apocalipse, conforme está escrito em: Ap 2.7, 11, 17, 26, 3.5, 12, 21. Vejamos:


I - Este grupo pertence à dispensação da graça de Deus desde o Pentecoste até ao arrebamento da Igreja Triunfante:


i. Os crentes vencedores pertencentes à Igreja Triunfante. Ap 3.10-12. (...) v10 "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. v11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. v12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome". Ler: 2.7; 2.11; 2.17; 2.26; 3.5; 3.12; 3.21.


II - Estes dois grupos abaixo pertencem ao remanescente da grande Tribulação:


ii. Os vencedores de todas nações perseguidos pela besta na grande Tribulação. Ap 7.9-17; " (...) v9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; (...) v13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? v14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. v15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. v16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. v17 Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima ". Ap 7.15-17.


iii. Os vencedores remanescentes de Israel que foram martirizados pelo Anticristo. (...) Ap 11.18-19; "v18 Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra. v19 E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." Ap 12.11; "v11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida"Ap 15.2-3; "v2 Vi como que um mar de vidro, misturado de fogo, e os que venceram a besta, a sua imagem e o número do seu nome, que estavam em pé sobre o mar de vidro, com as harpas de Deus. v3 Cantavam o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro: (Ap 13.5-8; 14-18; 15.2-3; 20.4-6)


O JULGAMENTO DAS OBRAS DOS CRENTES NO TRIBUNAL DE CRISTO



Os “Vencedores” comparecerão ante o tribunal de Cristo para receberem as coroas – Haverá um grupo especial dos “vencedores” para reinar com Cristo como co-herdeiros do Reino de Deus. Como disse o apóstolo Paulo: (...) "v16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. v17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. v18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada". Rm 8.16-18. (Ler: Mt 19.28-30; 1ª Co 6.2-3; Ap 1.6; 20.4, 6).



AS PROMESSAS DOS GALARDÕES OU DAS COROAS AOS VENCEDORES




Os galardões serão classificados como "coroas" sibolizando autoridade e poder delegados pelo Rei dos Reis e Senhor dos senhores - Cristo Jesus - para reinar. Vejamos algumas delas como está escrito, assim:



a) Coroa da vida: "Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam" Tg 1.12. (...)" Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".Ap 2.10.


b) Coroa incoruptível: "(...) v25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. v26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. v27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado". 1ª Co 9.25-27.


c) Coroa de glória: "(...) v2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganáncia, mas de ánimo pronto; v3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. v4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória". 1ª Pe 5.2-4.


d) Coroa da justiça: "(...) v7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. v8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda". 2ª Tm 4.7-8.


e) Coroa de gozo: "(...) v19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?
20 Na verdade vós sois a nossa glória e gozo".
1ª Ts 2.19-20.


Assim se cumprirá com todos os "vencedores" que lutaram legitimamente como servos fieis no Reino de Deus, como está escrito assim: "(...) Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas". 2ª Tm 2.5 (Continua) >>>


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As Respingas e os Remanescentes da Tribulação (III)


COMO SERÁ A SALVAÇÃO DOS REMANESCENTES DURANTE A TRIBULAÇÃO? (continuação)

Conforme um comentário feito na Bíblia de estudos de C. I. Scofield, o mesmo afirma que: A tribulação será um período de salvação, tanto de Israel como parte dos gentios, assim: Os eleitos de Israel serão assinalados das doze tribos de Israel (Ap 7.1-8) e, outros israelitas serão salvos por crerem em Jesus como o Messias, juntamente a uma multidão inumerável de gentios, também, salvos, remidos pelo sangue de Jesus”, (Ap 7.9-17; 12.7-18).

É importante considerar neste assunto as duas posições definidas quanto ao remanescente de Israel pertence ao sacerdócio arônico-levítico da Antiga Aliança, instituída conforme consta na Lei de Moisés e, os remidos pelo sangue do Cordeiro pertencente à Nova Aliança instituida por Jesus Cristo, Mt 26.26-29; que é o Sumo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, (Sl 110.1-4). (Ap 1.5-6; 20.4-6; Hb 6.20; 7; 8; 9.6-27; 10.1-23).

Vejamos como serão os remanescentes dos salvos dentre os gentios e os Israelitas da tribulação:

I - O REMANESCENTE DOS SALVOS DA TRIBULAÇÃO

Com o arrebatamento da Igreja findará o tempo da dispensação da graça de Deus (At 20.24) e, ai então, ficará para trás uma parte do cristianismo nominal correspondente a uma respinga (remanescente), e a outra parte remanescente dos judeus que habitam no novo Estado de Israel, os quais passarão pela tribulação. (Dn 9.27). É neste tempo que haverá grande perseguição do Anticristo e do falso profeta - a Besta que emergirá da terra -, (Ler: Mt 24.15-22; Ap 12.13-18; 13.1-18; 16.13; 19.20; 20.4) contra os remanescentes dos judeus e dos gentios que se converterão durante a tribulação, a saber:

a) Os que ficarão para trás. . Jesus comparou este evento escatológico como foi nos dias de Noé e de Ló explicando que ficará uma parte para trás como está escrito em Lc 17.20-37; 19.11-27, a saber: (...) “Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á. Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado. E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias”

b) O renascente salvo dos gentios - Estes terão parte na segunda etapa da primeira ressurreição, durante a segunda metade da grande tribulação, após crerem em Jesus e serem martirizados por não adorarem a imagem da Besta, (Ap 13.3-18; 14.9-12; 20.4). Visão dos mártires na glória: "(...) v9 Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; v10 e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. v11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seu rosto e adoraram a Deus, v12 dizendo: Amém! Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém! v13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram? v14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. v15 Por isso estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra". Ap 7.9-17. (Ap 14.6-16; 15.2; 20.4, 6)

c) O remascnte salvo de Israel - Na metade da tribulação quando o Anticristo quebrar o pacto com os Israelitas por estes não aceitarem adorar a imagem da Besta, então, haverá uma grande peseguição (Mt 24.15-22, 29-31) e, muitos crerão em Jesus como o Messias e serão martirizados, como está escrito em Ap 12.7-12; "(...) v7 E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, v8 mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. v9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele v10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. v11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. v12 Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo". (Ler: Dt 4.30-31; Jr 23.5-8; Dn 9.27; 12.6-13; Ap 12.6-12; 13.1-9; 11-18).

II - A RESPINGA DA PRIMEIRA RESSURREIÇÃO NA SEGUNDA METADADE DA TRIBULAÇÃO

A respinga da primeira ressurreição. Remanescente dos gentios convertidos e martirizados na tribulação, ressuscitarão conforme está escrito em Ap 20.4-6; "(...) 4E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. v5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. v6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos". Estes foram salvos, também, redimidos pelo sangue de Jesus e vieram da grande tribulação conforme está escrito: “(...) Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, v15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo, (Ap 7.14-15).

III - O REMANESCENTE DAS NAÇÕES VIVAS APÓS A TRIBULAÇÃO

O remanescente das nações vivas - Na volta de Jesus para reinar, depois da grande tribulação, haverá o julgamento das nações vivas de onde terá um remanescente salvo identificado como “as ovelhas” colocadas à direita do Messias, como Rei dos Reis e Senhor dos senhores, (Sl 2; Ap 19.16). Estes que Jesus chamaou de "benditos de meu Pai", entrarão com o remanescente de Israel para o reino messiânico, como está escrito assim: “v31 E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; v32 e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. v33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. v34 Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Mt 25.31-34.

Conclusão. Conforme mencionamos acima podemos identificar os remanescentes salvos durante a tribulação de acordo os seguintes grupos:
a) os israelitas assinaladas referente ao número simbolíco representativo de 144.000 (Ap 7.1-8);
b) os israelitas convertidos e perseguidos pelo o Anticristo (Ap 12.7-12);
c) os gentios martirizados por terem crido em Jesus (Ap 7.9-17) e,
d) parte das nações vivas representadas pelas "ovelhas" que serão julgadas quando o Messias voltar com a Igreja para reinar mil anos, (Mt 25.31-34). Estes (bendittos de meu Pai) reinarão juntamente com os israelitas para se cumprirem as profecias que ainda faltam se cumprir com relação ao reino messiânico, a saber: Is 11; 65.8-9, 17-25; 66.7-24; Jr 23.5-8; 31.31-34; Ez 36.16-38; 37.21-28; 38; 39; Zc 14; Ap 19.17-18. (continua) >>>