quarta-feira, 6 de outubro de 2010

As Respingas e os Remanescentes da Tribulação (II)


O REMANESCENTE DE ISRAEL NO PRIMEIRO ADVENTO DE JESUS.

No primeiro advento Jesus Cristo tratou os seus patrícios de acordo com as Escrituras proféticas, anunciando que o reino de Deus estava próximo. Porém, foi rejeitado e crucificado conforme estava previsto. (Sl 22, 69; Is 7.14, 9.6; 53), apesar de Jesus tratar com amor o remanescente de Seu povo oprimido pelo Império Romano. Vejamos a seguir alguns pontos importantes como Jesus se comportou na Sua primeira missão Messiânica, conforme está escrito nos evangelhos:

Como Jesus tratou o remanescente de Israel na sua época?

Convidou a todos para O seguir. Para todos serem aliviados da carga pesada imposta pela Lei de Moisés e, pelo Império Romano, assim: "(...) v28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. v29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. v30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve". Mt 11.28-30. Vejam nos textos a seguir como Jesus tratou seus irmãos da nação de Israel: Mt 3.1-17; 4.12-25; 5; 6; 7; 10.1-23; 11.1-29; Mc 1.9-22; 6.7-13; 11.1-11; Lc 2; 3.1-22; 5.8-11; 10.1-20; Jo 1.15-51; 2.1-17; 3.1-36; 4.19-45; 6.59-71; 11.17-46; 12.9-19, 44-50.

A ordem como Jesus comissinou seus discípulos: Para irem de cidade em cidade, de aldeia em adeia, com a seguinte missão:

i. Anunciar a chegada do reino dos céus. Jesus enviou seus discipulos para anunciar a vinda do reino dos céus, prioritariamente, ao "remanescente" de Israel, assim: “(...) E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus”. (Mt 10.7).

1. Primeiro pelos doze apóstolos. Jesus enviou seus doze apóstolos, especificamente, às "ovelhas perdidas da casa de Israel", e lhes ordenou, dizendo: "Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel”. (Mt 10.6).

2. Segundo pelos setenta discípulos. Depois enviou mais setenta discipulos de dois em dois, assim: (...) “E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos (...) “E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós”. (Lc 10.1-3; 9-11).

ii. Como Jesus foi tratado na sua época pelos judeus remanescentes?

a) Por João Batista como arauto do Rei. João Batista, também, iniciou a sua pregação anunciando a chegada do Reino dos céus, assim: "E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. (Mt 3.1-2). “(..) No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu”. Jo 1.29-30.

b) Jesus foi rejeitado no seu primeiro advento. Neste primeiro momento Jesus foi rejeitado como o Messias, isto é, veio para o seu povo como nação israelita e os seus não O receberam, como está escrito: (...) Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”. (Jo 1.11).

c) Jesus revela, antecipadamente, a Sua crufificação e a Sua ressurreição. “(...) E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará”. Lc 18.31-33;

d) Os judeus exigem a crucificação de Jesus. “(...) Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado. O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado”. Mt 27.22-23

Portanto, a primeira missão de Jesus foi dirigida ao remanescente de Israel, porém, Ele foi rejeitado. Assim, então, foi interrompida a Antiga Aliança com o povo de Israel e, abriu-se a porta para os gentios por meio da Nova Alliança firmada no "sangue do Cordeiro de Deus" - Jesus. Com este parêntese escatológico, iniciou-se a dispensação da graça de Deus para os gentios e, a edificação da Sua Igreja, (Mt 16.18; Jo 1.11-12; 10.9; 1ª Co 3.11), até que Ele venha para reinar em Israel, (Ap 1.7), com todos seus remidos, como está escrito: "25Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 26E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades". Rm 11.25-26. (Continua) >>>