segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A verdade que liberta o pecador


Texto básico: Disse Jesus: "(...) conhecereis a verdade e a verdade vos lbertará" Jo 8.32.

Definição: A verdade [Do lat. veritate.] significa coisa verdadeira ou certa, a verdade do ocorrido que se identifica com: a realidade, a exatidão, a certeza, a franqueza, a autenticidade, e a sinceridade. É, portanto, tudo que é contrário ao engano, à mentira, à falsidade ou ao fingimento. Vejamos:

O QUE É A VERDADE? A VERDADE É:

1) A conformação da afirmativa com a realidade dos fatos: "O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano", (Pv 12.17); "Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros". (Ef 4.25).

2) A fidelidade a qualquer preço, assim: "(...) Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida". Ap 2.10c. (Gn 24.27; Sl 25.10).

3) Jesus é em pessoa, a expressão da verdade do que Deus é, conforme afirmou assim: " Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Jo 14.9); " (...) Eu e o Pai somos um". (Jo 10.30)

4) Como Jesus afirmava a verdade. “Na verdade” ou “em verdade” é expressão usada por Jesus para introduzir uma afirmativa de verdade divina, assim: " Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido". (Mt 5.18).

A PALAVRA DE DEUS É A EXPRESSÃO DA VERDADE ABSOLUTA


A Palavra de Deus é a expressão da pura verdade, como disse Jesus, a dois ciscípulos no caminho de Emaús assim: "(...) E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras". Disse Jesus, também, sobre a verdade: (...) "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna". (Mt 5.37). "(...) Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17.17).

JESUS É O PRINCÍPIO DE TODA VERDADE.

A origem da verdade é Jesus. Como está escrito assim: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". (...) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". (Jo 1.1, 14). "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim". (Jo 14.6).

CONFRONTAÇÃO DA VERDADE COM A MENTIRA

A Palavra de Deus é o fundamente da verdade. Disse Jesus: "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo (kosmos), assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade". (Jo 17.14-17). "(...) O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar", (Mt 24.35). "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo". (Ap 1.2).

SATANÁS É O PAI DA MENTIRA E DA DESOBEDIÊNCIA DESDE O PRINCÍPIO

i. Origem da mentira e do pecado. Começou com a queda dos nossos primeiros pais, assim: "(...) E disse a mulher à serpente (Satanás Ap 21.2): Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente (Satanás) disse à mulher: Certamente não morrereis". (Gn 3.2-4). A mulher creu na mentira de Satanás e, também, induziu Adão a desobedecer o seguinte mandamento de Deus: "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". (Gn 2.17-18). Por isso morreram, e a morte passou a todos os homens, como disse o apóstolo Paulo: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram". (Rm 5.12).

ii. Jesus declara que o diabo (Satanás) é o pai da mentira, assim:
"(...) Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós. Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai. Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes". (Jo 8.37-45).

iii. Com o segundo advento de Cristo Satanás será preso para não mais enganar as nações, assim: "E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo". (Ap 20.1-3).

JESUS SE REVELA AOS JUDEUS COMO A ABSOLUTA VERDADE

Jesus declara aos judeus religiosos que a Sua palavra é a verdade que liberta: "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8.31-32). (...) Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra". (Jo 8.42-43).

CONFRONTAÇÃO DA MENTIRA COM A VERDADE ABSOLUTA

i. Mentira forjada pelos Judeus: "Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte; E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas, E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias". (Mt 26.59-61).

ii. A acusação falsa: "(...) E, levantando-se toda a multidão deles, o levaram a Pilatos. E começaram a acusá-lo, dizendo: Havemos achado este pervertendo a nossa nação, proibindo dar o tributo a César, e dizendo que ele mesmo é Cristo, o rei". (Lc 23.1-2).

iii. A verdade que Jesus disse sobre pagar o tributo a Cesar: "E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja. E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele". (Lc 12.14-17)

iv. A verdade revelada por Deus Pai sobre Seu Filho Jesus: "Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus". (Mt 16.15-17)

v. Foi assim o julgamento injusto e falso apesar de Pilatos achar Jesus inocente. "E Pilatos perguntou-lhe, dizendo: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes. E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem". (Lc 23.1-4).

"(...) A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." (Jo 18.33-37).

"(...) Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado. O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado. Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso". (Mt 27.18-24).

"(...) Então Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum". (Jo 19.4).

A VERDADE QUE LIBERTA E SALVA

i. Jesus afirma a verdade que salva com essas palavras: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão" Jo 5.24-25. "(...) Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (...) As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai". Jo 10.27-29.

ii. O apóstolo Pedro, também, afirma a verdade a respeito da salvação, assim: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". (At 4.12).

Conclusão. Deus ama a verdade porque é de sua natureza e procedência o ser a "verdade". (Jo 18.37-38). Toda mentira é de procedência malígna, ou seja, do pai da mentira que é o diabo, originalidade de todo mal. (Jo 18.44). É da natureza de Deus Pai e de Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor, o ser a pura Verdade. (Jo 14.16-17). A verdade pura e santa sobre a salvação é esta: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (Jo 3.16-18). Por isto devemos crer em Jesus que é a verdade única que salva e liberta o pecador da mentira, da condenação eterna e do poder das trevas do pecado. Como disse Jesus assim: "Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (Jo 17.2-3). Amém.