quinta-feira, 29 de abril de 2010

A NOVA JERUSALÉM CELESTIAL (I)



NOVA JERUSALÉM CELESTIAL

Este tema é de suma importância para se entender as duas alianças, do Velho e Novo Testamento, os vinte e quatro anciãos e a Nova Jerusalém celestial como a esposa do Cordeiro, que é Jesus Cristo. Ler: Gl 4.21-31; Ap 21.9-27; 22.12-17).


Texto bíblico: "25Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. 26Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós. Gl 4.25-26.


i) O apóstolo Paulo fála-nos de duas Jerusalens, a saber:

A JERUSALÉM TERRENA:

1. A Jerusalém da terra que "agora existe". Correspondente ao monte Sinai da Arábia, que é "escrava com seus filhos", descendentes das 12 tribos de Jacó, escravos do jugo da Lei que foi dada a Moisés no monte Sinai, (Gl 4.25). Como está escrito: "9E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, que esta tinha dado a Abraão, zombava. 10E disse a Abraão: Deita fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com meu filho, com Isaque". Gn 18.9-10; (Gl 4.21-31), e,

A JERUSALÉM CELESTIAL:

2. A Jerujalém celestial, "que é a livre, a qual é a mãe de todos nós", os cristãos genuinos. (Gl 4.26).

O apóstolo Paulo descreve a Nova Jerusalém, para os Hebreus, assim: "22Mas chegaste ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, 23à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; 24e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel". Vejamos a seguir:

ii) A BASE DA NOVA JERUSALÉM, A ESPOSA DO CORDEIRO

A revelação no livro de "Apocalipse" - "2E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. Ap 21.2-3.

iii) PARALELISMO DO CAPÍTULO 4.1-8 DO LIVRO DE JOSUÉ E DO APOCALÍPSE - (Js 3.12; 4:1-9; Ap 7:1-9; 21:9-27)

Para compreenderrmos melhor esta revelação escatológica, é preciso se fazer um paralelismo hermeméutico referente estes dois textos bíblicos, entre Js 4.1-9 e Ap 21.9-27, e entender o paralelismo profético entre as 24 pedras tiradas do leito do rio Jordão, e os 24 anciãos do livro de Apocalipse, a saber:

iv) Orientação dada pelo Semhor a Josué. Seguindo à orientação do Senhor, foram levantadas vinte e quatro (24) pedras do leito do rio Jordão, sendo 12 por 12 homens um de cada tribo de Israel, no lugar dos pés dos sacerdotes, e mais doze pedras erguidas no leito do Jordão, somente, por Josué, (que quer dizer Salvador), tipificando Jesus e os doze apóstolos. Vejamos:

v) O paralelismo das 24 pedras. As 24 pedras em Js 4.1-9 correspondem aos 24 anciãos no livro de Apocalpse. (Ap 21.9-14)

Observe que se somando as 12 pedras representando as 12 tribos de Israel, mais as 12 pedras levantadas por Josué (um tipo de Cristo) no Jordão, (Js 4.9), da um total de 24 pedras, correspondendo aos 24 anciãos no livro do Apocalipse, (Ap 4:4; 5:14), sendo, respectivamente, os nomes das 12 tribos nas 12 portas e os nomes dos 12 apóstolos nos 12 fundamentos da nova Jerusalém no livro de Apocalipse (revelação de Jesus Cristo). (Ap 21:9-14). Portanto, só no Apocalipse é que aparece na Nova Jerusalém, a esposa do Cordeiro, a revelação do simbolismo das 24 pedras, e das duas alianças, respectivamente, do Antigo e Novo Testamento.

vi) PARALELISMO DAS 12 PRIMEIRAS PEDRAS TIRADAS DO RIO JORDÃO E AS 12 TRIBOS DE ISRAEL NO LIVRO DO APOCALIPSE. - A VELHA ALIANÇA.

a) As primeiras pedras. As doze primeiras pedras tiradas do leito do rio Jordão pelos prícipes de Israel: (Js 4.1-8), levantadas por 12 homens, um de cada tribo de Israel, simbolisa a Antiga Aliança com relação a Israel. Js 4:1-8

b) Representação simbólica das 12 tribos de Israel. Observemos que Deus orientou a Josué para que “escolhesse dentre o povo 12 homens, de cada tribo de Israel um homem” (Js 4:2) para retirar 12 pedras “do lugar onde estiveram parados os pés dos sacerdotes” (Js 4:3) que tinham a arca do concerto sobre seus ombros, como memorial aos filhos de Israel, correspondendo cada pedra a cada tribo de Israel.

c) A parada no meio do rio Jordão simbolisa a interrupção da aliança com Israel,
(Dn 9.26-27). Segundo a orientação do Senhor eles pararam no meio do rio e todo o Israel passou a pé enxuto (Js 3:17). Tendo todo o povo passado o Jordão, falou o Senhor a Josué dizendo: “(...) onde pararam os pés dos sacerdotes tomai 12 pedras; e levai-as para o alojamento, (Js 4:3). Chamou pois Josué 12 homens, um de cada tribo e disse-lhes, “cada um levante sobre o ombro uma pedra segundo o número das tribos de Israel; para que isto seja sinal entre vós, quando as águas do Jordão foram cortadas, serão para sempre memorial dos filhos de Israel". Portanto, as 12 pedras escolhidas por 12 homens de Israel, que foram tiradas onde estavam “os pés dos sacerdotes que levavam a arca do concerto”, representam um memorial das doze tribos de Israel. Veja que a arca da aliança estava parada, até que todo Israel passasse, significando que seria interrompido o tratamento de Deus com o povo de Israel, dando lugar a Nova Aliança quando Jesus fosse crucificado no primeiro advento como o Messias, conforme Dn 2.44-45. Ler: Mt 23.33-39; Lc 19.43-44; 21.24.

vii) REVELAÇÃO NO LIVRO DO APOCALIPSE DAS DOZE TRIBOS DE ISRAEL:

a) Revelação do simbolismo das 12 tribos de Israel. Estas 12 pedras correspondem aos nomes das 12 tribos de Israel vistos nas doze portas da Nova Jerusalém, as que o apóstolo João viu na revelação do Apocalipse, conforme Ap 21.12, assim: "12Tinha grande e alta muralha, doze portas, e, junto às portas, doze anjos, e, sobre elas, nomes inscritos, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel".

b) O apóstolo João viu o número simbólico e representativo dos cento e quarenta e quatro mil selados de Israel, assim: Ap 7.1-8: "1Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. 2Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar, 3dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus. 4Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: 5da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; 6da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; 7da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; 8da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim foram selados doze mil".

c) Esta revelação apocalípitica corresponde ao número simbólico e representativo das doze tribos de Israel. As doze primeiras pedras representam os nomes das doze tribos de Israel, (Ap.21:12) que aparecem no livro de Apocalipse no cap. 7.1-8, quando o anjo que “subiu da banda do sol nascente que tinha o selo do Deus vivo" assinalou a liderança dos filhos das doze tribos de Israel, de cada tribo 12.000”, (12 x 1.000); (Ex 18:21,25; Num cap 2; 10:1-10). Este número de 144.000 (12 x 12 x 1.000) corresponde aos “príncipes, os cabeças dos milhares de Israel”, remanescentes, (Rm 11.5-32), que representa a aliança do Velho Testamento, pois é mencionado nominalmente os nomes de cada tribo de Israel.

Este acontecimento se dará na tribulação após o arrebatamento da Igreja Triunfante que é a esposa do Cordeiro (Jesus). (Mt 24.4-31; Ap 6.1-17; 7.1-8). Aqui só tem israelitas assinalados, não tem nenhum gentio, pois, a igreja (ekkelsia) será trasladada antes da tribulação. A Igreja é formada dentre as nações gentílicas, constituida pelos salvos da "Nova Aliança" firmada no sangue de Jesus (o Cordeiro), como está escrito em At 15.13-14, referente ao primeiro concílio realizado em Jerusalém: " (...) E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Varões irmãos, ouvi-me. Simão (Pedro) relatou como, primeiramente, Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome". Ler: At. 15.13-18. Isto (sobre a Igreja) veremos na próxima postagem sobre as 12 pedras que Josué levantou no meio do Jordão simbolisando os 12 apóstolos de Cristo. (Continua na próxima postagem) >>>



quarta-feira, 28 de abril de 2010

Perseverar na sã doutrina dos apóstolos



PERSEVERAR NAS TRADIÇÕES E NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS.

Texto básico: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". At 2.42.

Introdução - Com a nova era "pós-modernidade", surgiu uma tendência às rápidas mudanças, como sendo um rolo compressor sufocando cada vez mais, rapidamente, os valores éticos tradicionais sedimentados na igreja e na sociedade, implantando em contraposição uma "nova ordem" pluralista, relativista e vulnerável. Neste contexto onde a igreja está inserida, se não ficar firme na doutrina dos apóstolos e nas suas tradições evangélicas, com embasamento numa profunda convicção doutrinária, os menos informados correm o risco de apostatarem da fé genuina e verdadeira seguindo às heréticas falsas doutrinas . Por isto que o apóstolo Paulo exorta, assim: 2ª Tm 4.3-4 - (...) "Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. "

Como devemos fazer para permanecermos fiéis? Vejamos alguns conselhos com base na Palavra de Deus:

i. Permanecer firme na fé e na doutrina. Como escreveu o mestre Judas irmão de Tiago contra os ímpios e falsos mestres, assim: Jd v 3 "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos". Ler: Jd vv 3-13.

ii. Reter as tradições apostólicas e evangélicas. Segundo o dicionário de Aurélio tradição quer dizer: "Ato de transmitir ou entregar. Trasmissão de valores espirituais através de gerações". Aqueles que querem mudar a qualquer custo as tradições e valores éticos e espirituais, cedendo às pressões sociais, sempre, introduzem heresias contrariando os ensinos de Jesus e de seus apóstolos, invertendo a ordem estabelecida. Como está escrito na epístola de Judas: (...) "Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo." Jd v4. Como escreveu o apóstolo Paulo: "Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa". 2ª Ts 2.15.

iii. Reter tudo o que foi ensinado por Jesus e pelos apóstolos. A ordem de Jesus é para acautelar-se contrra os falsos mestres, assim: Mt 7. 15. "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16Por seus frutos os conhecereis". E mais o seguinte: (...) Mt 7. 24 "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." Como disse o apóstolo Pedro, que os falsos mestres introduzem ocultamente heresias: "2ª Pe 2.1-3. E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita".

iv. Que seja pela Palavra registrado nos evangelhos. Mt 24.35. Disse Jesus: " O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar". Jo 14.23-24. "Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou". (...) Jo 17.14-17. "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (...) Ap 22.18-19. "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro".

v. Que seja pelas epístolas doutrinárias dos aopóstolos. O apóstolo Paulo insiste a Timoteo com juramento contra os desvios doutrinários, assim: 2ª Tm 4.1-4. "Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências (cobiças); e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (...) "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem". 1ª Tm 4.16.

vi. Que seja pelos ensinos pioneiros na mensagem pura do Evangelho. Exemplo dos ensinamentos dos apóstolos: At 2.42-43. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos". (...) "Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa". 2ª Ts 2.15.

Conclusão. O princípio importante e prioritário é, e será sempre, permanecermos fiéis às tradições recebidas dos apóstolos, e aos ensinos de nosso Senhor Jesus Cristo registrados nas Santas Escrituras que são o nosso referencial insubistituível, imutável, eterno, e básico da nossa fé cristã, como disse o apóstolo Paulo: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Rm 10.17. Amém.