quarta-feira, 24 de março de 2010

O ensino de Jesus sobre o amor.


I- Os capazes de além do vestido tomado a força, doam também sua capa.

Texto básico: Mt 5:40. "e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa".

i. Aqui Jesus nos fala da túnica e da capa. Para entender é preciso conhecer melhor o “guarda-roupa” do Oriente Médio. Na época do Novo Testamento a túnica era usada sobre a pele, internamente, e feita de um tecido leve. A capa era uma peça externa, pesada, larga, quente e folgada de uso externo. Durante o dia era como um paletó que protegia das queimaduras provocadas pelo sol (sol do deserto), e a noite funcionava como um cobertor.
A capa era tão importante para aquele que a possuía que existia uma lei a respeito dela. Quando dois homens faziam um trato, um deles poderia reter uma peça de roupa do outro como garantia até que a transação fosse consumada.

ii. Como a lei ordenava. A lei diz que aquele que ficasse com a capa, deveria devolvê-la ao por do sol, pois sem ela seu usuário não teria como proteger-se do frio e do calor, assim: "Se tomares em penhor o vestido do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do Sol". Êx 22:26. Por isso era comum que as transações fossem feitas com túnicas e não com capas.

iii. O ensino de Jesus sobre o amor. O que Jesus queria dizer é que as armas do amor devem ir além daquilo que é de direito. De acordo com Jesus o amor cristão, jamais se limita a fazer o mínimo exigido por lei. Vai além dela. Se alguém quer sua túnica (que é direito de lei do outro), deixa também a capa (que é seu direito retê-la).

II - Os capazes de caminhar a segunda milha.

Txto básico: Mt 5:41. "(...) e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas".

i. O recrutamento compulsório: O que Jesus agora dizia feria os ouvidos até a alma dos judeus daquele tempo, pois dizia respeito a uma prática que eles abominavam sobre o recrutamento compulsório. Naquela época Israel era dominado pelo Império Romano. Um soldado romano tinha o direito legal de aproximar-se de um judeu a qualquer hora do dia ou da noite e recrutá-lo para prestar-lhe um serviço, por exemplo: "(...) Ao saírem, encontraram um cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar-lhe a cruz". (Mt 27:32). O militar podia obrigar um civil a lavar sua roupa, levar sua bagagem, roçar um campo e não importava o que o civil estivesse fazendo no momento, ele tinha que o atender. Os judeus simplesmente odiavam esta prática...

ii. O ensino da segunda milha do amor. Como é que Jesus nos manda agir no final da estrada? Ele diz que, quando chegar ao final desta milha de amargar, em vez de você jogar a mala com força no chão, desejando que o que estiver dentro dela se quebre e disfarçadamente ainda cuspir no chão como sinal de desprezo, você deve mostrar o amor de Jesus e perguntar olhando nos olhos dele: Deseja mais alguma coisa, senhor? Não tem lógica, não é fácil, mas funciona quando navegamos no amor de DEUS. O próprio Senhor Jesus se torna nossa força nos ajudando a carregar as bagagens dos outros. (Palestrante: Adalto Pinho Faria).

Conclusão. O apóstolo Paulo define muito bem como o cristão deve viver este amor que vai muitro além de um amor "philéo", que é na base da amizade, do interesse, e da reciprocidade, mas, como o amor "agape", sacrificial, assim como Jesus mesmo deu o maior exemplo, "(...) morrendo por nós sendo nós ainda pecadores". Rm 5.8. Foi assim que o apóstolo Paulo escreveu aos Corintios sobre o amor: "(...) O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; 1ª Co 13.4-8, e, também, aos romanos, assim: "(...) porque quem ama aos outros cumpriu a lei". Rm 13.8b.

A FÉ GENUÍNA E VERDADEIRA


A FÉ GENUINA E VERDADEIRA.

Definição. Fé é a confiança verdadeira, pura, oriunda da alma na pessoa de Cristo e na Sua Palavra, que gera e transforma o pecador em santo adorador, unindo a alma ao Espírito Santo. Rm 8.9, 14. 1Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Hb 11.1

É preciso identificar os vários tipos de fé, para se poder qualificar a fé genuína e verdadeira de acordo com as Santas Escrituras. Vejamos a seguir:

Fé como confiança:
1) Confiança em Deus e em Cristo, e na sua Palavra: Exemplos de fé como confiança: (...) 28Então, respondeu Jesus e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã. Mt 15.28; (...) 5Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. 6Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá. (Lc 17.5).

2) Confiança na obra salvadora de Cristo e aceitação dos seus benefícios: 16Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; 17visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito:O justo viverá por fé. (Rm 1.16-17.

3) Confiança na doutrina revelada por Deus na sua Palavra: "67Então, disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? 68Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, 69e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus. Jo 6.67-68. (...) 31Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Jo 831-32.

Tipos de fé falsa:
i. Fé intelectual, mental. O apóstolo Paulo explica que a fé intelectual é falsa, a saber: 1E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. 2Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 3E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. 4A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.1ª Co 2.4-5.

ii. Fé emocional, egoísta. A fé egoista procura primeiro os valores do reino secularizado do mundo (kosmos), em lugar de priorizar o Reino de Deus. Como disse Jesus: "3Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 34Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mt 6.33-34. Jesus denunciou os que lhe seguiam por interesses meramente materiais, assim: "26Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Jo 6.26." Ler: Mt 7. 21-23; 1ª Jo 2.15-17.

iii. Fé interesseira nos bens materiais. Muitos seguiam a Jesus por interesse em bens materiais, como Jesus disse no sermão sobre o Pão da vida, assim: "27Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou". Jo 6.26-27. Por isto que Jesus alertou aos tais para que dessem prioridade ao reino de Deus e não se precupassem com a vida material, assim: "33Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mt 633; Outra vez Jesus efatizou dizendo que os cuidados deste mundo materialista impede a abundância da vida espiritual, assim: "(...) 22e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo (kosmos) e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera". Mt 13.22.

iv. Fé tradicional dos pais ou religiosa. Exemplo do Jovem rico que procurou Jesus. "19Jesus lhe disse: 20Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. 21E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. 22E, quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 23Mas, ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico". Lc 18.20-23. Esse jovem não seguiu a Jesus por causa da riqueza, apesar de ter muito conhecimento religioso. Outro exemplo é o dos judeus religiosos tradicionais que rejeitaram Jesus, assim: "31Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? 34Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35Ora, o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres." Jo 8.24-51;

v. Fé morta, sem obras. É a fé apenas confessada pelos lábios, mas que não tem vivência prática, é sem obras, é morta, como está escrito assim: "26Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta". Tg 2.26. (...) 18E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? 19E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. Hb 3.17-19.

Tipos de fé verdadeira:
1. Fé na Palavra de Deus. Exemplo: A cura do filho do ofical que creu na palavra de Jesus: (...) "49Disse-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra. 50Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse e foi-se. 51E, descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. 52Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor; e disseram-lhe: Ontem, às sete horas, a febre o deixou. 53Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa. Jo. 4.50. Como disse o apóstolo Paulo: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Rm 10.17.

2. Fé em milagres. Exemplo de fé em milagres; "Então, Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis". Jo 4.48; (...) "1Depois disso, partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. 2E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos". Jo 6.2.

3. Fé na pessoa de Jesus Cristo. Jesus explica o resultado de quem crê verdadeiramente nEle, assim: "24Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Jo 5.24, 6.47; (...) 27As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. 29Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai. 30Eu e o Pai somos um. Jo 10.27-30. (...) "47Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida". Jo 6.47-48.

4. Fé inabalável, firme. A fé com convicção é firme, inabalável e agrada a Deus, assim: "1Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Sl 125.1; (...) 6Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Hb 11.6

5. Fé que vence o mundo (kosmos). A fé genuina que gera o novo nascimento capacita o crente a ser vitorioso sobre o pecado e o mundo (kosmos) secularizado, assim: "4Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1ª Jo 5.4-5.

6. Fé que salva. É aquela que crê em Jesus Cristo como Senhor e Salvador suficiente: Exemplo da fé do carcereiro de Filipos: 30E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões, e logo foi batizado, ele e todos os seus". At 16.30-33.

7. A justificação pela fé. O apóstolo Paulo explica o fundamento da fé salvadora que justifica o pecador diante de Deus, assim: "23Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, 24sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, 25ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Rm 3.21-28; (...) 25o qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Rm 4. 25; (...) 1Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. Rm 5.1; (...) 1Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. 2Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Rm 8.1-2. (...) 8Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus". Ef 2.8-9. 1

8. Quem tem Jesus Cristo tem a garantia da vida eterna. Como explica o apóstolo João, assim: "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus.1ª Jo 5.12-13. Exemplo: Zaqueu creu e foi salvo por Jesus: "9E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. 10Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Mt 19.9-10.

Conclusão. A fé verdadeira em Cristo Jesus é a que salva o pecador arrependido. Uma vez salvo não oscila, não duvida, não volta a trás, mas permanece para sempre. Como está escrito no salmo 125.1, assim: “Os que confiam no senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas, permanece para sempre”. Para nos favorecer desta tão grande salvação, quem tomou a iniciativa foi o nosso misericordioso Deus, assim: "16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Jo 3.16. Portanto, com razão afirma o apóstolo Paulo: "33Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." Rm 8.33-34. Você crê assim mesmo meu querido leitor? Então, "(...) serás salvo tu e a tua casa." At 16.31.