sábado, 21 de novembro de 2009

Falar somente a verdade.


Os cristãos de palavra, naturalmnte, devem falar somente a verdade. Como disse Jesus: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência malígna". Mt 5:37.

Integridade! Significa qualidade de íntegro; inteireza moral; retidão. A palavra deriva-se do latim, (integritate) denotando o estado de algo com todas as suas partes intactas. Uma pessoa integra demonstra através de seus atos e palavras retidão, imparcialidade, inocência e pureza.

i. A hipocrisia ou fingimento. Quem disfarça, dissimula e teatraliza seus comportamentos não tem parte com Jesus. Não é a quantidade de erros que determina a grandeza de um discípulo, mas sua capacidade de reconhecê-los. Uma pessoa podia ter mil defeitos, mas se tivesse a coragem de admiti-los e procurasse corrigi-los, esta sim, teria parte com Ele. Jesus aceitava todos os defeitos dos seus discípulos, mas não admitia que eles não fossem transparentes, nem hipócritas. O único que não aprendeu esta lição foi Judas Iscariotes.

ii. Para os nossos antigos pais a palavra empenhada era a própria honra. Quero me lembrar também que houve uma época em que não existiam promissórias, cartórios, boletos, etc. A palavra era o único documento necessário em uma transação. Bons tempos aqueles porque hoje, o que se vê de “falsos cristãos” com os nomes sujos na praça é muito triste.

iii. Diga sempre a verdade, custe o que custar. "Sim, sim; Não, não". (Mt 5.37b). Outro enfoque deste versículo é dado sobre a verdade. Diga sempre a verdade, porém faça isto com amor e consideração.

iv. A fonte da verdade é Jesus. Disse Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim". Jo 14.6. A Palavra de Deus é a expressão da pura verdade, como disse Jesus, assim: (...) "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" Jo 17.17. (Palestrante: Adalto Pinho Faria).

v. A verdade. O que é a verdade? Segundo o minidicionário de Luft verdade significa exato, real, certo, autêntico, sincero. É, portanto, tudo que é contrário a falsidade ou o fingimento. Vejamos:

1) Conformação da afirmativa com a realidade dos fatos, assim "O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano". Pv 12.17. Como disse o apóstolo Paulo: "Pelo o que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros". Ef 4.25. (Ler: Pv 6.16-19).

2) Fidelidade. Está escrito assim: "(...) Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida". Ap 2.10b. (Ler: Gn 24.27; Sl 25.10).

3) Jesus é, em pessoa, a expressão do que Deus é a verdade absoluta. Disse Jesus: "(...) Eu sou a verdade (...)". (Jo 14.6b).

4) “Na verdade” ou “em verdade” é a expressão usada por Jesus para introduzir uma afirmativa de verdade divina, assim: "Na verdade, na verdade vos digo quem ouve a minha a palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". Jo 5.24. (Mt 5.18).
vi. A mentira. O que é a mentira? A mentira é o contrario da verdade. É enganar com palavras falsas negando a verdade.

vii. A partenidade satânica da mentira. O pai da mentira é o Diabo conforme disse Jesus: "Vós tendes por pai o diabo, e queres satisfazer o desejo de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não há verdade nele. "Quando ele profere a mentira fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira". Jo 8.44. Portanto, falar mal do próximo com difamação, mentindo, é o chanado "pecado da maledicência". Ler: Tg 3.1-12.

Conclusão. Há seis coisas que Deus aborrece e a sétima Ele abomina - a mentira -, como está escrito em Pv 6.16-19: "(...) Olhos altivos, língua mentirosa, Pv 6.17a, (...) testemunha falsa que profere mentiras", Pv 6.19a. (Ap 21.8). Todavia, Deus ama a verdade, porque é de sua natureza e procedência o ser a "verdade". Jo 18.37-38. Toda mentira é de procedência malígna, ou seja, do pai da mentira que é o Diabo, originalidade de todo mal. Portanto, o cristão, como filho de Deus, por consequência natural, tem que falar somente a verdade, pois é da natureza de Deus Pai e de Seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor, o ser a pura Verdade. Temos que falar somente a verdade porque já temos habitando em nós o Espírito Santo da Verdade, (Jo 14.16-17), porque, como disse Jesus, assim: " (...) a boca fala do que está cheio o coração". Amém.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O ÚLTIMO FOLHETO (Belo Testemunho!)


ÚLTIMO FOLHETO!!!
O testemunho desse menino a seguir comentado, é um exelente exemplo de evangelização na grande missão da Igreja: Como disse Jesus: "Mas recereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda Judeia e Samaria, e até aos confins da terra". At 1.8.

i. Obedecendo a grande comissão. (Ler: Mt 28.19-20; Mc 16.15-20). Todos os domingos de manhã, depois do Grupo de Oração na Igreja, o coordenador do grupo e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos falando do Amor de Deus sobre nós.

ii. Uma testemunha fiel. Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pai e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito. O menino se agasalhou e disse: "Ok, papai, estou pronto." E seu pai perguntou: "Pronto para quê?" "Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. " Seu pai respondeu: "Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito."
O menino olhou para o pai surpreso e perguntou: "Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno, até mesmo em dias de chuva?!"
Seu pai respondeu: "Filho, eu não vou sair nesse frio."Triste, o menino perguntou: "Pai, eu posso ir?!" O pai hesitou por um momento e disse: "Pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado." Então ele saiu no meio daquela chuva.

iii. Quem semeia a boa semente - a Palavra de Deus - colhe bons frutos. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos a todos que via. Depois de caminhar por horas na chuva, estava todo molhado, mas faltava um último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Finalmente, o menino se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda e finalmente a porta se abriu bem devagar. Cumpriu-se 0 que está escrito no Salmo 126.6. "Quem leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos". (Ler: 2ª Tm 4.1-5).

iv. A semente caiu num coração arrependido e deu fruto. A Palavra de Deus é, como disse Jesus, a boa semente que produz frutos, assim: Mt 13.8-9, 23, "v8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta, e outro a trinta. v9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". (...) "v23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta".

v. Um ouvinte necessitado ouviu a Palavra e creu. Como está escrito: Rm 10.17, "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela a palavra de Deus". Vejamos o testemonho dessa senhora idosa, a seguir: Uma senhora idosa com um olhar triste. Ela perguntou : "O que você deseja, meu filho ?" Com um sorriso que iluminou o mundo dela, O menino disse: "Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que "JESUS A AMA MUITO, e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR."

vi. A última "semente" lançada na última hora! - Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora. Ela o chamou e disse: "Obrigada, meu filho !!! E que Deus te abençoe!!!"

v. Quem se converte dá bom testemunho da sua salvação. Bem, no domingo seguinte na Igreja local, o Coordenador do Grupo de Oração, após a sua pregação perguntou: "Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?" Lentamente, na última fila da bancada, uma senhora idosa se pôs de pé, e começou a falar: "Ninguém me conhece neste Grupo, eu nunca estive aqui. Até o domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo e eu fiquei sozinha neste mundo. No domingo passado, um dia frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver. Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi para o sótão da minha casa, amarrei a corda numa madeira do telhado, subi na cadeira e coloquei a corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, só e de coração estava pronta pra saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei, quem será? Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. Eu esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa a bateu forte. E pensei: Quem pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa a tempos, ainda mais num dia desses. Afrouxei a corda do meu pescoço e fui à porta ver quem era, enquanto a campainha soava cada vez mais alta. Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito SALTASSE PARA A VIDA quando ele disse: Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. "Então ele me entregou este folheto que eu tenho em minhas mãos. Conforme aquele menino desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e li cada palavra deste folheto. Então eu subi para o sótão, peguei minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem, eu agora eu estou aquí!"

vi. A ovelha sempre procura o aprisco do Bom Pastor - Jesus. Jo 10.16, "(...) Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar a estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor". O testemunho da mulher arrependida: "Já que o endereço do seu Grupo de Oração estava no verso deste folheto, vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO a este menino de Deus que no momento certo livrou a minha alma!" Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos no Grupo de Oração.

vii. O pai do menino emociado se sente honrado pelo seu filho. O coordenador do Grupo, foi em direção a primeira fila onde o "seu" menino estava sentado. Tomou seu filho nos braços e chorou! Provavelmente nenhum Grupo de Oração teve um momento tão grande como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho... Exceto um. Aquele Pai celestial também permitiu que o Seu Filho unigênito viesse a um mundo frio e tenebroso, para nos salvar! Também Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, o nosso Pai celestial assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e lhe deu um nome que é acima de todo nome. Aleluia! (Ler: Salmo 110; Fil 2.5-11)

Conclusão. Não deixe que esta mensagem se perca, passe-a adiante. Lembre-se: Ela pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você. Deus Pai e seu Filho Jesus ama a todos nós, assim: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Jo 3.16. Amém.
(Fonte: Enviado pelo Pr. Edson Florêncio Pinto)