terça-feira, 13 de outubro de 2009

O testemunho do cristão deve brilhar como a luz nas trevas do pecado!

DEUS não criou o ser humano para viver em trevas físicas nem espirituais, mas, viver na luz. Em Gn 1:1-5, o texto bíblico nos mostra que a terra era sem forma e vazia e que as trevas cobriam a face do abismo. Foi assim que Deus criou a luz: "v3 E disse Deus: Haja luz. E houve luz. v4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. v5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro". A primeira coisa que DEUS traz a existência é a luz.

i. Os discípulos são chamados para serem luz neste mundo de trevas!

Jesus convoca os cristãos para serem os iluminadores das almas em trevas, com estas palavras: Mt 5:14-16. "v14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; v15 nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. v16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus".

ii. Jesus é a Luz que ilumina a alma do homem. No sentido espiritual Jesus se comparou com a luz que ilumina todo homem que vem a este mundo, assim: Jo 8.12,"v12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". Foi assim que, também, afirmou o apóstolo João: Jo 1.4-5; "Nele, (em Jesus) estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam".

iii. O homem sem Deus vive em trevas. O mundo jaz no maligno, por causa dessa situação, a humanidade vive em trevas ou no pecado. Como está escrito em 1ª Jo 5.19, "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno". Confome está escrito em Isaias 9:2 e Mateus 4:16, assim: "v16 o povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou". Este texto bíblico afirma que o povo que vivia em trevas viu uma grande luz. Quem é esta luz? Jesus é esta grande luz e somente Ele pode iluminar as trevas espirituais em que se encontra nosso mundo. No Evangelho segundo João, capítulo 8, verso 12, Jesus afirma ser a luz do mundo, assim: "v12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". De fato, brilhava onde a luz do sol nunca penetrara. Embrenhava-se pelas frestas da alma, iluminava os becos da emoção, lançava fora todo temor e irrigava de esperança os abatidos. As multidões afluíam para ver o fulgor do Mestre Jesus. Era impossível ocultá-lo.

Entretanto se o homem pudesse enxergar, o quanto mais medonha, e terrível, é a escuridão da alma, Ele não aceitaria a sua condição atual de maneira nenhuma e correria rapidamente para a luz de Cristo. Todo o caos em que se encontra a humanidade é devido aos corações humanos que ainda se encontram em trevas, no pecado.

iv. O que significa andar na luz? A esse respeito o apóstolo Paulo nos ensina assim: "v12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. v13 Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. v14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências". Rm 13.12-14. (...) 1ª Ts 5.4-9, "v4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; v5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. v6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. v7 Porque os que dormem dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite. v8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação".

v. A Bíblia afirma que Deus é luz e que devemos andar na sua luz. Aqueles que não andam na luz não têm comunhão com Ele. Vejamos: 1ª Jo 1.5-7, v5 E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. v6 Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. v7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado".

vi. Como andar na luz? Para se andar na luz neste mundo tenebroso, é preciso:

1º. Crer em Jesus como seu Salvador e Senhor. (At 16.31). É preciso crer para que o "sangue de Jesus o prurifique de todo pecado", e, assim, poder andar na luz. (1ª Jo 1.7), e,

2º. Ter a Palavra de Deus como o farol que ilumina o seu caminho. Como disse o salmista Davi: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho". Sl 119.105.

Assim como a humanidade vive nos dias de hoje, os fariseus também viviam na obscuridade. Como não admitiam nem desejavam fazer uma faxina em suas almas, a luz do Mestre os incomodava. Em que solução pensaram? Tentaram destruir a luz a ser iluminado por ela. Mas, a luz de Jesus continua a brilhar em cada um dos seus seguidores e através de cada um deles a luz do céu deve alcançar a todos aqueles que se encontram em trevas, como diz a Palavra de Deus: "v9 Ali estava a luz verdadeira, (Jesus), que alumia a todo homem que vem ao mundo, v10 estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu". (Jo 1.9-10).

vi. Que grande responsabilidade é a nossa! Jesus nos deixa claro que as pessoas só conhecerão a Ele se deixarmos sua luz brilhar em nós. Em Mt 5:14, Ele diz que nós somos a luz do mundo! Já Paulo nos exorta a brilharmos como as estrelas do universo, assim: "v15 para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo". Fp 2:15. Portanto, grande é nossa responsabilidade! vii. As nossas boas obras glorifiam a Deus. Quando brilhamos DEUS é glorificado, como está escrito em Mt 5:16: "v16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus". (Jo 8:12).

Conclusão - A Luz fala de esclarecimento sobre o comportamento humano. Ser antes de fazer ou falar. O mundo deve receber o mensageiro antes de receber a mensagem. De nada adianta ser luz se não posso iluminar o caminho dos demais. O cristão somente funciona como luz enquanto unido a Cristo, como disse o apóstolo Paulo: " v8 Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz". Ef 5:8. Portanto, andar na luz do Evangelho, é viver uma vida justa, honesta, santa, piedosa, diante de Deus e diante dos homens, autenticamente. Amém. (Palestrante: Adalto Pinho Faria)


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A boa influência do cristão.


Os cristãos de boa influência.

Jesus comparou os seus discípulos como o sal da terra, assim: . "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens". Mt 5:13. "Bom é o sal, mas, se o sal se tornar insulso, com que o adubareis? Tende sal em vós mesmos e paz, uns com os outros". (Mc 9.49-50). "Bom é o sal, mas, se ele degenerar, com que se adubará? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça". (Lc 14.34-35)

Jesus gostava de usar metáforas para facilitar o entendimento de seus discípulos. A ação do sal é individual e nos exemplifica o comportamento individual de cada cristão. A Bíblia nos mostra a importância do sal em várias passagens e que valem a pena serem lidas. Estas passagens nos mostram, paralelamente, as cinco funções principais do cristão, que são: temperar, preservar, limpar, purificar e impactar (dar exemplo). (Lv 2:13; Jz 9:45; Jó 6:6; Ez 16:4).

Cinco lições nos são ensinadas:

i. O bom sabor da palavra temperada com a graça. A primeira lição é prover sabor, impedindo que o alimento fique insosso. Não se aproxime das pessoas com linguagem reprovada. Denunciar sistematicamente os erros de algum segmento da sociedade é fechar as portas para evangelização deste segmento. (Ef 2.8-9; 1ª Tm 2.1)

ii. O cristão, como o sal, deve evitar a putrefação social. A segunda subentende a podridão deste mundo. As coisas vão de mal a pior. Podemos e devemos melhorar esta situação. Como sal, a função do cristão é evitar a putrefação e a decadência. Lembre-se, o sal é diferente do material sobre o qual ele é depositado. Se o cristão se tornar como o sal insípido, inútil para purificar, para "nada mais presta, a não ser para ser pisado pelos homens..." (Mt 5.13b).

iii. O cristão, como o sal, deve purificar a sociedade em que vive. A terceira nos fala de limpeza, cura, purificação. Como sal, somos anunciadores de boas novas que podem limpar, curar e purificar o coração do homem em pecado.

iv. O cristão pode se tornar inútil, perdendo sua força moral. A quarta diz respeito a inutilidade e omissão na convivência. Ainda que o sal, de fato, não pode deixar de ser salgado, ele pode, como o pó salgado que se forma nas praias do Mar Morto, tornar-se tão poluído que seja tão inútil como o pó da estrada. Se, por concessões feitas ao mundo o sal (o testemunho) for levado de nós, deixando apenas um resíduo de mundana respeitabilidade, belos edifícios, círculos sociais agradáveis e rituais vazios, nós, também, nos tornaremos totalmente sem valor.

v. O cristão deve impactar e pregar com o seu exemplo. A quinta fala do bom exemplo em tudo que faz. Hoje muitos cristãos, vivem um cristianísmo insípido, que não causa impacto em sua geração. Causar impacto, fazer a diferença, salgar, não é simplesmente fazermos mega eventos no saleiro (local de celebração, no culto), mas é nos misturarmos no meio daqueles que estão apodrecendo no pecado e necessitam de vida, como está escrito assim: Mt 9.12-13. "12Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes. 13Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento". Evangelizar através de relacionamento. (Palestrante: Adalo Pinho Faria).

Conclusão - Os cristãos são como o sal que contribui para conservar e purificar o mundo (Mt 5.13). Como disse o apóstolo Paulo: Cl 4.5-6. "Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um". “Temperada com sal” quer dizer “de bom gosto”. Quando Jesus disse: "Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar?". Ele está nos advertindo que devemos, sempre, influenciar e trasformar o mundo (kosmos), tirando-o de uma qualidade moral inferior para uma ética melhor, incorrupta e saudável, mesmo que sejamos em menor quantidade, assim como, o sal em pequena quantidade tem o poder purificador e preservador a partir do ítimo dos alimentos, de dentro para fora. Para isto devemos ser autênticos cristãos e darmos bom testemunho com nossos exemplos. Amém.