segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Gays e Lésbicas praticantes agora podem ser Ministros do Evangelho na Igreja Luterana Americana


Matéria publicada por: Augustus Nicodemus Lopes

Leiam aqui a notícia sobre a decisão recente da maior Igreja Luterana dos Estados Unidos de confirmar gays e lésbicas praticantes como pastores e bispos luteranos. Antes, eles eram aceitos somente se permanecessem no celibato. A reunião foi presidida pelo bispo Mark Hanson (foto).
Não pretendo neste post entrar na questão da homossexualidade como uma quebra do padrão bíblico para a família, indivíduo e sexualidade. Quem quiser ler sobre isto, faça uma busca aqui no blog da palavra "homossexual" e encontrará diversos posts sobre o assunto. O que eu quero destacar é que a Igreja Luterana dos Estados Unidos, ao decidir pela maioria de seus representantes que gays e lésbicas podem ser ministros do Evangelho, estava simplesmente levando o liberalismo teológico às suas últimas conseqüências lógicas.
Sim, a ELCA (Igreja Evangélica Luterana da América) é outra daquelas igrejas históricas oriundas da Reforma que abandonaram a visão dos Reformadores quanto às Escrituras e sua autoridade e adotou o método crítico de interpretação. Para os que lêem inglês, vejam o que a ELCA pensa sobre a Bíblia. Em resumo, para os que não lêem inglês, a ELCA acredita que:
1) A Bíblia é o mais importante meio de Deus revelar seu ser e sua presença. Não é sua revelação exclusiva, uma vez que a ELCA é ecumênica e acredita que existe salvação em outras religiões.
2) A Bíblia contém a história da interação de Deus com os homens. Nada mais que isto. Ela não é a Palavra de Deus, mas o registro humano daquilo que os judeus e os cristãos acreditavam sobre Deus.
3) Como tal, este registro é falível e contém erros. Nele encontramos o reflexo dos preconceitos da época em que a Bíblia foi escrita. Este registro é por vezes contraditório internamente, pois os escritores da Bíblia registraram idéias diferentes e contraditórias sobre Deus, sua palavra, caminhos e vontade.
4) Quem pode dizer o que é certo ou errado dentro da Bíblia é a Igreja, a comunidade do Cristo. Este é o critério os luteranos americanos para aceitar ou rejeitar partes da Bíblia. Se alguma coisa edifica e leva a Cristo, então é de Deus. Se não, é coisa humana. E se perguntarmos qual o critério para decidirmos, por exemplo, que a homoafetividade edifica e leva à Cristo, a resposta será “aquilo que a Igreja decidir”.
5) Nos gêneros literários da Bíblia temos lendas de heroísmo e "estórias", outro nome para mitos. Entre estes a ELCA certamente coloca o nascimento virginal de Jesus -- assunto que ela declara estar aberto para discussão -- e a ressurreição de Jesus, que para eles não é um fato da história.
Quando uma igreja adota esta visão liberal da Bíblia é só uma questão de tempo até começar a rejeitar o ensino bíblico sobre o homossexualismo. Todas as igrejas ditas cristãs e que hoje aceitam que homossexuais praticantes sejam pastores e bispos são também igrejas que adotaram o método crítico e o liberalismo teológico em primeiro lugar: A Metodista Unida dos Estados Unidos, a Presbiteriana dos Estados Unidos, a Episcopal americana e agora a Luterana, também nos Estados Unidos. Na Europa, o padrão é o mesmo.
É preciso ressalvar que nem todos os pastores e membros destas igrejas concordam com isto. Houve rachas, dissensões, protestos, por parte das minorias discordantes. Todavia, estas minorias não têm força para lutar dentro de denominações que já rejeitaram a idéia de um cânon definido, inspirado, autoritativo e infalível, única regra de fé e prática.
É fácil ver que a ordenação de gays e lésbicas como ministros do Evangelho é fruto do liberalismo teológico. Uma vez que boa parte da sociedade já aceita o homossexualismo como algo natural, normal e até desejável, resolve-se que aquelas partes da Bíblia que caracterizam a homossexualidade como desvio moral e abominação sejam consideradas como mais um reflexo do preconceito cultural da época, a opinião pessoal dos escritores, mas jamais como uma norma, um conceito ou uma verdade de Deus, válida para todas as épocas e culturas. E assim a Igreja passa a julgar a Bíblia e decidir o que vale e o que não vale para hoje, a partir do seu entendimento da sociedade, da cultura e da época.
É claro que há coisas na Bíblia que são reflexo da cultura do Antigo Oriente, onde ela foi escrita, como saudar com beijos, usar véu, a escravidão e a poligamia. Contudo, saudação com ósculo santo e uso do véu não estão na mesma categoria de relações sexuais. A poligamia já é claramente abolida no Novo Testamento, onde também estão plantadas as sementes para a abolição da escravidão. O tema da homossexualidade, contudo, é tratado uniformemente, no Antigo Testamento e no Novo Testamento como uma questão moral e espiritual que tem raízes na natureza corrompida e decaída do ser humano.
O liberalismo teológico está firmemente plantado no coração de várias denominações históricas no Brasil. As sementes estão lá. Cedo ou tarde elas amadurecerão e seu fruto não será diferente do que tem acontecido com as igrejas nos Estados Unidos e Europa, que durante décadas ensinaram o método histórico-crítico em seus seminários. Já ficou claro historicamente quais as conseqüências morais uma vez que se rejeita a autoridade e infalibilidade da Escritura: não existem valores morais que sejam absolutos e intocáveis.
[Vejam aqui o meu comentário quando a PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos) passou a aceitar gays e lésbicas como membros comungantes de suas igrejas locais.]

Fonte: O Tempora!O Mores!

http://tempora-mores.blogspot.com/

Observação: Este ato indesejável é condenado pela Palavra de Deus que diz: "Ou não sabeis que os injustos não herderão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus". 1ª Co 6.9-10. (Pr Djalma Pereira)

Os Limpos de Coração, onde estão?



OS LIMPOS DE CORAÇÃO.


Disse Jesus: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus". Mt 5:8.


i. Quem subirá o monte santo do Senhor? Os absolutamente sinceros! A pureza de uma devoção sincera! Ver tudo com o olhar claro, sem a deturpação da volúpia, sem a distorção da avareza, sem o apego da dominação, sem a insanidade do orgulho, sem a doença da arrogância, sem a mesquinhez da prepotência... Quando se vêem as coisas e as pessoas assim, se vêem nelas a imagem e os vestígios de DEUS.
É uma velha questão, com uma velha resposta. “Quem”, pergunta Davi, subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? "O que é limpo de mãos e puro de coração" (Sl 24:3-4).


ii. Puro de coração, ou no íntimo do seu ser. Para entender ainda mais o que significa ser puro do coração precisamos atentar para o significado das duas palavras que Jesus usou neste texto: o adjetivo “puro” e o substantivo “coração”. Comecemos com o termo coração. O que a Bíblia ensina sobre a palavra coração? O que a palavra coração significa neste texto? A bíblia emprega o termo coração em dois sentidos: sentido literal e sentido figurado, espiritual.


a) No sentido natural. Refere-se ao órgão vital de onde procede a fonte da vida biolólica do sistema circulatório do sangue.


b) No sentido espiritual. No sentido figurado ou espiritual o coração representa o centro da personalidade humana, ou seja, representa a pessoa interior apontando para a sede dos pensamentos, sentimentos, motivos, propósitos e atitudes do próprio homem. Em Provérbios 4:23 lemos o seguinte: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. É neste sentido espiritual que Jesus aqui, usa o termo coração. Quando Ele fala dos puros de coração, Ele está se referindo àqueles que têm um interior puro, isto é, àqueles que têm pensamentos, sentimentos, desejos, motivos e atitudes puras.


c) O sentido da palavra "puro". Agora observe o adjetivo “puro”. Tal termo é utilizado na Bíblia em três sentidos:


1 – Físico ou higiênico, no sentido de limpar, lavar, higienizar, etc.
2 – Cerimonial, caracterizado por rituais de purificação externa.
3 – Espiritual ou moral, caracterizado pela pureza ética, um comportamento integro, pensamentos, motivos e atitudes sinceras no relacionamento com DEUS e o próximo. A pureza de coração não é uma qualidade natural do homem, mas é resultado da obra graciosa de DEUS na vida do cristão.


d) O homem natural já nasce com a natureza corrompida. A verdade é que todos nós nascemos com um problema sério de “coração” que é o pecado que herdamos de Adão e Eva. Nascemos com um coração corrompido. Nossos pensamentos, sentimentos, desejos e motivações são inclinados para o pecado (Jr 17:9; Mc 7:21-23). Todos somos impuros por natureza. Como disse o apóstolo Paulo: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". (Rm 5.12). De nós mesmos não podemos nos tornar puros. Somente DEUS pode nos purificar de toda esta imundícia espiritual. Davi reconheceu isto como está escrito no Sl 51:10: " Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável".


e) Só Jesus pode purificar ou regerar o coração do homem. A Bíblia nos orienta sobre a responsabilidade de desejarmos um coração puro, de buscarmos a purificação de nosso coração (2ª Co 7:1; Tg 4:8). Para que esta purificação venha a acontecer só existe um caminho, o sangue de Jesus, como está escrito assim: "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado". (1 Jo 1:7).


f) Jesus requer de seus discpipulos pureza autêntica. Como disse Jesus a todos: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lc 9.23). Jesus não quer que seus discípulos demonstrem uma pureza meramente externa, Ele requer pureza de coração, um interior limpo. Ele requer que o cristão seja destituído de toda hipocrisia e aparência de santidade exterior e, que se viva em sinceridade e integridade. Os puros de coração têm um coração inteiramente voltado para DEUS, ou seja, DEUS não está somente no centro de sua adoração mas também no centro de sua vida.


g) A pureza em todos os níveis. A pureza de coração deve se fazer presente em todas as esferas de nosso relacionamento, na igreja; na família; e na sociedade. Como disse o apóstolo Pedro: "v14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; v15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, v16 porque escrito está:Sede santos, porque eu sou santo". 1ª Pe 1.14-16.


i. Na igreja. Temos que nos relacionar com nossos irmãos com toda pureza. Os irmãos que são puros de coração viverão em amor e união uns com os outros. (Sl 133; 1ª Co 13).


ii. Na família. Nosso relacionamento familiar também deve ser marcado pelo mesmo principio de pureza. Os filhos que são puros de coração demonstram amor por seus pais obedecendo-lhes no Senhor. Os pais por sua vez educarão seus filhos nos caminhos de DEUS. O casal será fiel um ao outro e se amarão com ternura e respeito. (Ef 5.22-33; 6.1-4).


iii. Na vida profissional. No trabalho, os empregados farão suas tarefas com honestidade e seus patrões tratarão bem os seus empregados. Estes são princípios dos puros de coração. (Ef 6.5-9).


Conclusão. Devemos seguir o exemplo de Jesus, que foi puro e sincero em todos os seus atos, palavras e pensamentos. Ele foi totalmente puro e distituido de toda malicia e hipocrisia, sem pecado algum. Esforcemo-nos para andar como Cristo andou, com um coração puro e cheio de amor por DEUS e pelo próximo. Nunca devemos nos esquecer da promessa: somente os puros de coração verão a DEUS. Como está escrito em Hb 12.14, assim: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Amém. (Fonte: Palestrante, Adalto Pinho Faria).



sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os Misericordiosos, onde estão?


OS MISERICORDIOSOS!

Disse Jesus: "Bem-aveturados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia". Mt 5:7

O QUE É A MISERICORDIA? A MISERICÓRDIA É:

1) Bondade como gratidão: Foi assim que Deus usou de misericóridia para com a meretriz Raabe que, pela fé, escondeu os espias de Israel em Jericó. Js 2.1, 14 "v1 De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali. (...) Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade". (Hb 11.31)

2) Bondade como amor, graça e perdão de Deus. No cristão a misericórdia se manifesta assim: no perdão, na proteção, no auxílio, no atendimento às súplicas dos enfermos, dos necessitados, das viúvas, dos órfãos, no socorro aos atrribulados, visitas aos presidiários, etc. No perdão, assim: Nm 14.19,"v19 Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia e como também tens perdoado a este povo desde a terra do Egito até aqui".

3) Como perdão ao suplicante. Sl 4.1,"Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração". Ler: A parábola do "Fariseu e do Publicano", em Lc 18.9-14.

4) Como um princípio eterno de Deus. Êx 20.6; (...) "faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos". Como Jesus ensinou na parábola do "Bom Samaritano". Ler: 9.25-37.

5) A misericórdia de Deus dura eternamente.
Essa disposição de Deus se manifestou desde a criação e acompanhará o seu povo até o final dos tempos: Lc 1.49-50, "v49 porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. v50 A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem". Sl 136.1, "1Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre".

6) Virtude pela qual o cristão é bondoso para com os necessitados. Tg 1.27, "v27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo. (...) Tg 2.13, "Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo".

7) A misericordia no coração humano. A misericórdia é uma qualidade que não é totalmente desconhecida, mesmo num mundo de homens basicamente egoístas. Mas esta é uma misericórdia seletiva e inconstante, que não se baseia no princípio de Deus. E não é uma disposição decidida do coração e do caráter. O mesmo homem que é capaz de compaixão ocasional, ainda acha os sofrimentos dos outros muito incômodos e a vingança muito vitoriosa.

8) A misocórdia segundo Jesus. A misericórdia que Jesus elogia vem da percepção penetrante da necessidade desesperada que a própria pessoa tem de misericórdia, não simplesmente a dos homens, mas especialmente a de DEUS. Jesus teve misericórdia do cego de Jericó, assim: Lc 18.35-43. (...) "v38 Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! v39 E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! v40 Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: v41 Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. v42 Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou".

9) O misecordioso sente no coração a desgraça alheia. O misericordioso também vê a desgraça do outro como sua própria. O mal do outro lhe dói como se fosse seu. Como Jesus teve compaixão do jovem pocesso desde a infância, assim: Mc 9.14-29. (...) v21b Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; v22 e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. v23 Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. v24 E imediatamente o pai do menino exclamou (com lágrimas): Eu ceio! ajuda-me na minha falta de fé. (...) v25 Disse Jesus: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele. v27 (...) Jesus tomando pela mão, o ergueu, e ele se levantou".

10) Há dois tipos de desgraças: Duas desgraças atingiram a humanidade, a material e a espiritual, devido a isto são necessárias duas misericórdias:

a) a misericórdia material que procura atender os males materiais, e,

b) a espiritual que se dói e aflige com os pecados alheios.

11) Avaliando os dois tipos de misericórdia: Vamos testar o quanto somos misericordiosos material e espiritualmente falando.

a) Misericórdia material – Quando foi a última vez que você deu um prato de comida, vestiu, abrigou a alguém? A última esmola dada? A última cesta básica dada a uma família necessitada, você se lembra? Quantas pessoas você agasalhou por se apiedar de vê-las morrendo ao relento de frio? Quantos frascos de remédio você deu àqueles que não podem comprá-los?

b) Misericórdia espiritual – Quantos filhos na fé você possui, ou ganhou para Jesus? Quantos visitantes você levou à Igreja este ano? Sua oferta para missões é deferenciada? Para quantas pessoas não evangélicas você falou de Jesus (evangelismo), este ano? Qual o seu comportamento em relação aos novos convertidos? Você ora pelos missionários diariamente? Etc. (Fonte: Palestrante, Adalto Pinho Faria).

Conclusão. Quem é, verdadeiramente, misericordioso como um autêntico cristão, é um bem-aventurado, agora e eternamente, porque disse Jesus assim: Mt 5.7,"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". Amém.