sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Os Juízos de Deus sobre a Terra na Tribulação Registrados no Apocalipes (V)


DESFECHO DO JUIZO DE DEUS SOBRE A TERRA DURANTE A TRIBULAÇÃO:

Apocalipse - "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto". (Ap 1.1-2).

1. Juízos de Deus na tribulação - Período de sete anos dos grandes juízos da tribulação, com início imediatamente após arrebatamento da Igreja Triunfante. Vejamos o conceito das profecias paralelas ou "os duplos" dos 7 anos da tribulação no livro do Apocalipse:

2. Desfechos dos "duplos" paralelos - O conceito das profecias dos “duplos”, dos grupos de sete julgamentos paralelos do livro de Apocalipse, está baseado no texto de Gn 41:14 ss, onde há interpretações paralelas dos mesmos eventos em cada sete anos, assim:

a) As sete "espigas cheias" são, paralelamente, idênticas às sete "vacas gordas"- sete anos de farturas -, dos mesmos acontecimentos, e

b) as sete "espigas mirradas" - sete anos de escassez -, são idênticas às sete "vagas magras", que corresponde a mesma coisa dos sete acontecimentos , - duplicados - conforme o sonho que José (tipo de Jesus), filho de Jacó, interpretou para Faraó no Egito. (Fonte: Novo Testamento, comentado por Russell Norman Champlin).

Aplicação das profecias paralelas - Aplicando-se este conceito do paralelismo ao livro de Apocalipse, temos o seguinte quadro:

a) “Os sete selos e as sete trombetas seriam, espiritualmente paralelos; e os sete anjos e as sete taças seriam espiritualmente paralelos, respectivamente.

b) A abertura dos selos e as trombetas seriam uma “visão celeste” dos mesmos acontecimentos localizados na terra correspondentes, assim: 1) a abertura dos cinco primeiros selos na primeira metade da grande tribulação e, 2) a abertura do sexto e do sétimo selo constituido dos sete anjos e as sete taças correspondente aos últimos flagelos descritos no Apocalipse, refere-se à segunda meade da grande tribulação. (Ap 6.12-17; 8.1-2; 6-13; 9.1-21; 10.7; 11.15-19; 14.6-18; 15; 16).

c) Desta maneira, temos o total da abertura dos sete selos pelo o Cordeiro (Ap 5.1-5), e sete elementos distintos dos últimos flagelos, (Ap 8.1-2), com respeito aos juízos, e não uma série de quatro conjuntos de acontecimentos. Isto é, às visões celestes dos mesmos acontecimentosdos sete selos, e dos sete anjos e das sete taças, correspondentes aos juízos aplicados na terra. Assim, somente sete elementos distintos seriam encontrados no livro de Apocalipse, (sete selos) no tocante aos juízos, e não uma série de quatro conjuntos distintos de julgamentos.

a) Aplicando o conceito dos "duplos" - Aplicando a interpretação do capítulo 41 de Gênesis, e a tomada de Jericó em Josué capítulo 6, podemos entender melhor o conceito: “os duplos” das profecias paralelas. Considerando-se ainda, que as sete trombetas constituem o sétimo selo, (Ap 8.1-2), conseqüentemente, temos treze acontecimentos gerais, correpondente aos sete eventos em sete dias na tomada de Jericó (tipo deste mundo), a saber:

i. Seis selos descritos nos capítulos 5 e 6.
ii. O sétimo selo composto de sete trombetas, capítulo 8. 1-2 ss,
iii. O sétimo selo constituido de sete eventos, dando um total de 13 acontecimentos, ou seja, 6 seis selos mais as sete trombetas que constituem o sétimo selo.

iv) Paralelismo com a tomada de Jericó -Fazendo-se outro paralelismo com a tomada de Jericó por Josué (tipo de Jesus), temos o seguinte quadro: O povo de Israel, sob o comando dos sacerdotes com os toques das trobetas, rodeou a cidade de Jericó por 13 vezes, assim: Nos primeiros seis dias eles a rodearam apenas uma vez cada dia que é igual a seis dias; mas, no sétimo dia, rodearam-na por sete vezes. Seis mais sete é igual a treze vezes. Com isso derrubou as muralhas de Jericó, com a conseqüente derrota de seus habitantes. (Js cap 6).

v) O sétimo selo e a sétima trombeta - Assim também, treze acontecimentos gerais estão profetizados para mesmo período de sete anos durante a tribulação, pois, as sete trombetas constituem o sétimo selo, dando assim, o total de 13 acontecimentos, seis selos mais sete trombetas, no período de sete anos da tribulação, que corresponde aos sete dias da tomada de Jericó. Então, com os 13 acontecimentos paralelos revelados no livro de Apocalipse, cap 5 a 16, porão fim ao governo mundial da Besta e Satanás, estabelecendo-se em seu lugar, o Reino Milenial de Cristo Jesus. O sétimo anjo comanda do céu o desfecho final como está escrito: "Tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e de seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre", (Ap 11.15; 1ª Cor 15.23, 51, 52).

vi) Jesus toma posse do seu Reino - Finalmente Jessus como Rei dos Reinos e Senhores dos Senhores toma posse do Seu Reino eterno: "(...) E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor Deus Todo-poderoso reina", Ap 19:17ss (...) E no vestido e na sua coxa tem escrito esse nome: Rei dos reis dos reis, e Senhor dos senhores", (Ap 19.16-21; 17.1, 14; 18.1ss; 19.11,-21 ). Amém.

Damos abaixo, os textos bíblicos correspondentes dessas profecias paralelas, para uma melhor compreensão:

Só Jesus como o Leão da tribo de Judá - o Cordeiro ressuscitado e glorificado Ap 5.6 -, poderá abrir os sete selos, e comandar os juízos sobre a terra, (Mt 28.17-18), assim:
"E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda terra". ( Ap 5,1-6).

vii) Os paralelos duplos dos selos e dos anjos - Vejamos no quadro abaixo os paralelos: A aberturas dos sete selos e as trombetas indicam o comado do ponto de vista celeste; os anjos e as taças indicam do ponto de vista terreno dos mesmos acontecimentos. A seguir damos a ordem de como será executado o Juizo de Deus na tribulação, como está no livro de Apocalipse:

viii) Os seis primeiros selos - Assim: (Ap 6.1-17) a 8.1-6): 1º Selo - Ap. 6:2; 2º Selo - Ap 6:3-5 ; 3º Selo - Ap 6:5-6 ; 4º Selo -Ap 6:7-8 ; 5º Selo - Ap 6:9-11; 6º Selo - Ap 6:12-17 ;

ix) Sétimo selo - O sétimo selo é constituido de sete taças correspondentes às últimas sete pragas do Apocaliépse. (Ap 8:1-6). Assim:

x) Sete anjos e sete taças do sétimo selo - Em (Ap 8.1-6), tem sete anjos que tem as sete trombetas para executar os sete últimos flagelos, correspondente a ira de Deus sobre a terra, conforme estão descritas no capítulo 16 de Apocalipse

xi) Os sete anjos -Ler em Ap 15:1-8; Os sete anjos: 1º- Ap 14:6,7; 2º - Ap 14:8; 3º - Ap 14:9-12; 4º - Ap 14:13; 5º - Ap 14:14, 19-20; 6º- Ap 14:17; 7º -14.18. Quantos aos anjos tem dois momentos para se cumprir a Profecia, do mesmo jeito como aconteceu com a derrubada dos muros de Jericó. (Vide abaixo as sete trombetas e as sete taças).

xii) As sete trombetas e as sete taças - As trombetas indicam o ponto de vista celeste; as taças indicam o ponto de vista terreno dos mesmos acontecimentos. Vejamos no quadro abaixo os paralelos:

xiii) As sete trombetas são: 1ª trombeta - Ap 8:7; 2ª trombeta - Ap 8:8-9; 3ª trombeta - Ap 8:10-11; 4ª - trombeta - Ap 8:12-13 ; 5ª trombeta - Ap 9:1-12; 6ª ttrombeta - Ap 9:13-21; 7ª trombeta - Ap 11:15-19; Ap 10:7.

xiv) As sete taças são: 1ª taça - Ap 16:2; 2ª taça - Ap 16:3; 3ª taça - 16:4-7; 4ª taça - 16:8-9; 5ª taça - Ap 16:10-11; 6ª taça - 16:12-16; 7ª taça - Ap 16:17-21

xv) O total dos juízos - Assim dá o total de 13 eventos, visto que nos seis primeiros selos seis eventos e no sétimo selo mais sete eventos constituido de sete taças dando o total dos juízos sobre a terra, na grande tribulação.

xvi) Sete acontecimentos paralelos - Aqui temos os mesmos acontecimentos paralelos do ponto de vista celeste e terrenos, respectivamente, no total de sete selos terminando com a sétima trombeta e com a sétima taça que constituem o sétimo selo.

xvii) Entendo o paralelismo: Como aconteceu com a tomada de Jericó, com o toque da sétima trombeta no último dia, completando os 13 acontecimentos, da mesma maneira, com o toque da sétima trombeta e a sétima taça do livro de Apocalipse, (Ap 8.1-2 ss; 10.7; 11.15-19; 16.15-21), se dará o segundo advento com a volta de Cristo e completar-se-á o tempo dos gentios, "tempo do fim", de que falou o profeta Daniel. (Dn 12. 6-11; .I Co 15:51-54).

xviii) Resumo final - Temos: Os selos e os anjos descrevem os mesmos acontecimentos, embora de pontos de vistas do céu; o sétimo selo se constitui das sete trombetas e das sete taças que descrevem os mesmos acontecimentos de acordo com diferentes pontos de vistas celestiais e terrenos. (Continua)>>>>>

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Sinais dos verdadeiros seguidores de Cristo (I)


SINAIS - Verdadeiros sinais dos verdadeiros seguidores de Cristo.

Meu diagnóstico - Depois de passar 36 anos de minha vida como católico e outros 18 anos como evangélico, cheguei à conclusão de que, como o mundo seria diferente, se os que se dizem seguidores de Cristo, praticassem os seus ensinamentos. (Testemunho do palestrante Adalto Faria).

Comparação - Imaginem o Brasil, com aproximadamente 40 milhões de praticantes dos ensinamentos de Cristo. Já estaríamos na sala de espera do paraíso, tudo seria diferente, mas se olharmos em nossa volta, veremos que na realidade os parâmetros de nossa sociedade se assemelham mais aos do inferno do que aos do céu.

Avaliação panorâmica - Ao adentrarmos nos arraiais ditos cristãos, vamos perceber que o mundo perdeu excelentes empresários, atores dignos de Oscar, cantores com vozes invejáveis, dançarinos e coreógrafos sensacionais, políticos tremendamente carismáticos com possibilidades de chegarem até mesmo à presidência da Republica, professores de didática inigualáveis, tudo isto o mundo perdeu e em troca a Igreja de Cristo ganhou um monte de sepulcro caiado! A troca não foi boa para nenhum dos lados.

Vivência atual - Vivemos em uma época em que a palavra de DEUS tem sido severamente embotada. O evangelho tem sido aparado para ajustar-se ao estilo de vida dos homens indisciplinados e indulgentes. O mundo transformou o evangelho em pouco mais do que civilidade de nosso século. Vivemos em um tempo caracterizado por um grande entusiasmo religioso, seguido de desorientação e superficialidade.

As recomemdaçõs de Jesus - As recomendações de Jesus que veremos a seguir são as mais conhecidas, menos entendidas e menos praticadas, entretanto, se ouvirmos com humildade e colocarmos em prática estes ensinamentos, nossas vidas poderão ser transformadas, nossos espíritos revigorados e nossas almas salvas.

Princípios éticos do cristão - É claro que, os princípios éticos aqui exigidos não podem ser alcançados pelos não convertidos. Estes são princípios para os cidadãos do reino. Estes sinais marcam a diferença radical entre o reino do céu e o mundo dos outros homens. O filho do reino é diferente naquilo que ele admira e dá valor, diferente naquilo que ele pensa e sente, diferente naquilo que ele procura e faz.

Sinais genuínos - Quem possui estes sinais que estudaremos a seguir, não os receberam por herança hereditária ou fruto do ambiente em que vivem, mas trata-se de escolha. Eles não acontecem no homem naturalmente, e são de fato distintamente contrários à “segunda natureza” que o orgulho e a ambição têm feito prevalecer nos corações de toda a humanidade.

Sinais dos verdadeiros cidadãos do reino - Nestes sinais estão dois grandes alertas:

a) Primeiro é que o reino de DEUS não está aberto aos que se julgam virtuosos e aos presunçosos, mas ao pecador suplicante que chega procurando por ele.

b) Segundo é que o reino não é para o “poderoso” que obtêm o que deseja pela riqueza ou pela violência, mas para a companhia de homens pacientes, que abrem mão, não somente de suas vontades, mas até de seus “direitos”, em prol das necessidades dos outros.

Lendo os Evangelhos, somente os Evangelhos, encontrei vários sinais que comprovam a identidade de um verdadeiro cristão, separei alguns e quero hoje, lançar um desafio a todos os que assim se denominam.

Necessidade de testemunhar - Busque em suas congregações, alguém com pelo menos três dos atributos a seguir, se você encontrar...Glorifique a DEUS!!! (Palestrante: Adalto Pinho Faria.
Continua) >>>>>>>>>>