domingo, 27 de julho de 2008

A Igreja de Cristo Universal -Tempo da Graça de Deus (III)



1) O TEMPO DO EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS. Ef 2.8-9.

Período da Igreja Universal ou tempo do Evangelho da graça de Deus. Como disse o apóstolo Paulo: “(...)contanto que cumpra com alegria, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus”. At 20.24. Este é o PARÊNTESE ESCATOLÓGIGO, definido no livro de Apocalipse como “as coisas que são (...) Ap 1.19a. (Lc 21.24; Rm 11.25).

2) DIVISÃO ESCATOLÓGICA DO LIVRO "APOCALIPSE"

Para se entender melhor a ordem escatológica do livro de Apocalipse, é preciso saber a divisão que se encontra no capítulo 1º e versículo 19, assim:

"Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer". Ap 1:19, a saber:

i. No primeiro capítulo temos o passado, “as coisas que tens visto”. Ap 1.1-20).

ii. Nos capítulos segundo e terceiro temos o tempo presente das Igrejas Militantes, ou seja: “as coisas que são”; representadas pelas sete Igrejas locais constantes do livro de Apocalípse capítulos 2 e 3.

iii. Nos capítulos quatro ao vigésimo segundo temos o futuro profético das últimos coisas, ou seja, "as coisas que depois destas hão de acontecer”. (Ap 4 a 22).

3) O PARÊNTESE ESCATOLÓGICO – PERÍODO DA IGREJA

(...) As coisas que são" - Ap 1.19a. ) - É o período correspondente à edificação da Igreja Universal de Cristo pela pregação do Evangelho da graça de Deus. Constituida por todos os que crêem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, até à Sua segunda vinda para o arrebatamento da Igreja. Como Jesus disse: “... sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt 16.18). Este período é chamado no livro de Apocalipse de: “...as coisas que são...” (Ap 1.19)

4) O MISTÉRIO OCULTO NO ANTIGO TESTAMENTO

Essa era corresponde ao “mistério oculto”, porque não estava revelado no V. Testamento, mas sim, só o foi no Novo Testamento, conforme escreveu o apóstolo Paulo aos efésios dizendo: “Por esta causa, eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo, se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; como me foi este mistério manifestado, como acima, em pouco, vos escrevi, (Ef 2.11-22), pelo que quando ledes, podeis entender a minha compreensão do mistério de Cristo”. (Ef 3.1-4).

Esse período referido em Ap 1.19b, “(...) as coisas que são (...)”, só terminará quando completar o “tempo dos gentios”, como disse Jesus, assim: “... e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem” Lc 21.24b.

5) AGRANDE COMISSÃO DADA À IGREJA.

Esse período corresponde, também, à "grande comissão dada por Jessus à Sua Igreja, conforme está escrito assim: "Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaurarás o reino a Iarael? Respondeu-lhes: Não vos compete connhecer tempos ou épocas que o Pai resorvou para sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e serreis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." At 1.6-8. (Mt 28.17-20; Lc 24.49).

Nas próximas postagens vamos ver mais detalhamente o desenrolar histórico deste capítulo, para sabermos onde a Igreja peregrina caminha no deserto desta geração. (Continua) >>>>>

terça-feira, 15 de julho de 2008

A Iminência - Surpresa na segunda vinda de Cristo (II)


A IMINÊNCIA - SURPRESA DE ALGO PARA ACONTECER COMO UM RELÂMPAGO>

A palavra ininência vem do termo latino "iminere" que significa surpresa de algo que está prestes a acontecer. Segundo o Dicionário de Aurélio iminência quer dizer: "(...) aquilo que ameaça acontecer breve; que está em via de efetivação imediata".

A iminênciaDoutrina segunda qual o Senhor Jesus Cristo voltará a qualquer momento para arrebatar a Sua Igreja Triunfante. Como disse Jesus: Lc 17.24-25; "(...) porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia. v25 Mas primeiro convém que ele padeça muito e seja reprovado por esta geração."

Jesus ensina a iminência no Seu sermão escatológico - Como disse assim: "Mt 24.36-51; (...) v36 Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. v37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. v38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, v39 e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. v40 Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; v41 Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. (...) ". (Mt 24:36-51; 25:1-13; Mc 13:32-37; Lc 21:34-36).

Jesus ensinaa a vigilância: Mt 24.42-44; "v42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. v43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. v44 Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis". Lc 12:35-48.

Jesus adverte sobre a Sua volta iminente no último livro da Bíblia, o Apocalipse, assim: Ap 3.10-11; "v10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. v11 Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa". (...) Ap 16.15 "Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha." (...) Ap 22.20; "Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!"

Jesus adverte para não sermos supreendidos naquele dia": Lc 21.34-36; "v34 E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. v35 Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. v36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem".

Jesus ordenou para lembrarmos do exemplo da mulher de Ló assim: Lc 17.26-37; (...) "v28 Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. v29 Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. v30 Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar. v31 Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo os seus utensílios em casa, não desça a tomá-los; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. v32 Lembrai-vos da mulher de Ló". (Gn 19.1-29)


O apóstolo Paulo ensina a vigilância assim:

a) Chama-a de "O Dia de nosso Senhor Jesus Cristo" conforme ele disse: - 1ª Cor 1.7-8; "v7 De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, v8 o qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus". Como também ele disse em Fp 1.6; " v6 Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo".

b) Como um ladrão de noite: - Tes 5.1-2; "v1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; v2 porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite" (...).

c) Acontecerá - "como dores de parto" - quando disserem: há paz e segurança: - 1ª Tes 5.3; "v3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. (...) ".

d) Ante a iminência todos filhos da luz - crentes genuínos - serão poupados da "ira", assim: 1ª Tes 5.4-8; " (...) v4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; v5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. v6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. v7 Porque os que dormem dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite. v8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação".

e) O apóstlo Paulo afirma que não fomos destinados para o dia da "ira de Deus" - a tribulação - assim: 1ª Tes 5.9-10; "(...) v9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, v10 que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele."

Conclusão - Jesus virá de supresa como um "ladrão de noite" para raptar a Sua Igreja Triunfante, constituida de todos os genuinos cristãos em toda face da terra, tantos os que forem encontrados vivos, como também, todos os que já dormem no Senhor (que morreram em Cristo). Como disse o apóstolo Paulo assim: 1ª Cor 15.22-23; "v22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. v23 Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda". 1ª Cor 15.51-53; "(...) v51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, v52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. v53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade".

Qual é a tua situação para a iminente vinda do Senhor Jesus? Estás preparado? Já tens Jesus como teu Salvador suficiente, como âncora de tua alma? Oxalá que sim, para que também sejas arrebatado com todos os remidos do Senhor na Sua vinda! Ler: 1ª Ts 3:13; 5:23; 1ª Jo 2:28; 3:1-3; Jd 14; Ap 22:12. (Continua) >>>>>

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Escatologia - A Pessoa de Cristo Como Senhor e Rei dos Reis (I)


II – NO NOVO TESTAMENTO:

A Pessoa de Cristo como Senhor e Rei dos Reis. ( Jo 18.33-37; 19.4-15; Ap 11.15-19.6-16).

Vejamos os seguintes versículos da Bíblia a respeito desse assunto:

a) Como Senhor dos Senhores - Lc. 2.10-11:
Lc 2.10-11; "v 10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, v 11 pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". (...) Fp 2.9-11; "v 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, v 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, v11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai".

b) Como Reis dos Reis: (Lc 1.32-33; Ap 19.16).

I - Jesus declara diante de Pilatos que é Rei, dizendo: "Jo 18.37a; (...) para isso nasci e para isso vim ao mundo (...) ". Ler: Jo 18.33-37; "Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo ou disseram-to outros de mim? Pilatos respondeu: Porventura, sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz".

II - Pilatos declara que Jesus é Rei dos Judeus e manda crucificá-Lo - Pilatos manda escrever no topo da cruz, em hebraico, grego, e latim a seguinte declaração: "Jesus Nazereno, Rei dos Judeus". Jo 19.19). Ler: Jo.19.14-15; "E era a preparação da Páscoa e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei. Mas eles bradaram: Tira! Tira! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão o César". 19.19-22; "v19 E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus. v20 E muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. v21 Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, Rei dos judeus, mas que ele disse: Sou Rei dos judeus. v22 Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi."

III - Como está escrito Jesus assumirá todo poder sobre os reinos deste mundo como Reis dos Reis - Ap 11.15; "E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre". (...) Ap 19.15-16; " E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores." Ler: Zc 14.1-15; Mt 28.18-20.

IV - Reinará no trono de Davi como está escrito assim: - Para se cumprir o que Anjo Gabriel disse da parte do Senhor, assim: Lc 1.32-33;"E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 3Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim".

V - O cetro do reino permanece com Cristo eternamente. - Portanto, Jesus Cristo como descendente da linhagem do Rei Davi, é o herdeiro legítimo do seu trono, e o cetro do Seu reino permanece eternamente com Ele, visto que não deixou descendente e herdeiro do trono. Para isto ressuscitou e foi elevado à direita de Deus Pai, para se cumprir a Escritura em Gn 49.10 e Salmo 110. Vejamos: "Judá vai segurar o cetro de rei, e os seus descendentes sempre governarão. As nações lhe trarão presentes, os povos lhe obedecerão"; e, o Sl 110; "v 1 ; "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. v 2 (...) v 4 Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. v 5 O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. v 6 Julgará entre as nações; enchê-las-á de cadáveres; ferirá os cabeças de grandes terras."

VI - Deus honrará Seu Filho eternamente. - "Todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor" - Como disse o apóstolo Paulo em Fp 2.7-11; "(...) v10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, v11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." Assim:

a) Deus Pai honrará Seu Filho em contraposição ao que homens O desonraram nesta terra. (Sl 2; Mt 17.5; Jo 12.28; 17.1-5).

b) Deus Pai cumprirá as promessas feitas com respeito a Seu Filho e das profecias relativas a Ele, para “dar a Ele o trono de Davi seu Pai” (...) Lc 1.30-33; II Sm 7.11-17.

c) Fará o julgamento final do homem pecador sobre a terra antes dela ser purificada com fogo. Mt 25.31-46; Hb 9.27; 2ª Pe 3.1-16.

d) Será a resposta de Deus Pai às orações dos seus santos: “Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” Mt 6.10. (Ap 5.8; 8.3)

Tudo se cumpriu como estava previsto no Antigo Testamento, assim:

Gn 49.8-12; "(...) v10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. v11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à cepa mais excelente; ele lavará a sua veste no vinho e a sua capa, em sangue de uvas. v12 Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes, brancos de leite". (...) Is 9.6-7: "v6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. v7 Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto".

Tudo se cumprirá como está previsto no Novo Testamento, assim:

A primeira vinda de CRISTO à terra visou a redenção dos homens (Mc 10:45; Jo 3.16; 5.24; 10.9, 27-30; Rm 8:1-3). A segunda implantará Seu reino de glória (Ap. 20:6).

A segunda vinda de CRISTO será a concretização do Seu poder soberano como Senhor, tanto para o mundo como para a Igreja. Será um gigantesco passo na direção da restauração de tudo. (Ap 21.1-8)

CRISTO voltará gloriosamente e temos como garantia desse acontecimento a sua própria Palavra: Jo 14.1-3 "(...) v2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. v3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também". Como disse o apóstolo Paulo: "É nessa esperança que fomos salvos", todos os lavados e remidos pelo sangue do "CORDEIRO". (Rm 8.18-25; Ap 1.5-8; 5.9).

"Alguns homens edificam com o ouro da fé, com a prata da santidade e com as imperecíveis pedras preciosas do amor; mas outros edificam com a madeira morta de esterilidade nas boas obras, com a palha vazia da falta de espiritualidade, com a ostentação do conhecimento, e com a cana quebradiça do espírito continuamente em dúvida". (Schrader in). Com que tipo de obra estamos edificando no reino de Deus? De ouro, prata, pedras preciosas, ou, de madeira, palha e feno? Cada um de nós será avaliado naquele dia no tribunal de Cristo para termos posição e herança no Seu Reino ... (1ª Cor 3.11-15; 2ª Cor 5.10; Ap 20.6; 22.12). (Continua)>>>>>