quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Missão soberana do Espírito Santo


O Deus Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, tem importância central na salvação do homem. Ele é quem realiza em nós essa salvação e, sem Ele, nenhuma das Promessas de Deus poderia ser realizada em nós.

Necessidade da vinda do Espírito Santo para a missão da Igreja:

Por esse motivo é que Jesus, depois da Sua ressurreição, ordenou a seus discípulos que ficassem em Jesrusalém até que do alto fossem revestidos de poder, conforme está escrito assim: "(...) E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder". (Lc 24.49; At 1.4-5).

Sem a vinda pessoal do Espírito Santo para permanecer na Igreja do Senhor Jesus Cristo, e conceder seus Dons e Ministérios, os discípulos não teriam como realizar a Obra sobrenatural e soberana da grande comissão dada à Sua Igreja. Como Jesus mesmo disse: "(...) Ficai em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder", (Lc 24.49). "(...) Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". (At 1.8).

O cumprimento da promessa da vinda do Espírito Santo, foi assim: "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som , como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem". (At 2.1-4). A partir daí é que foi dado início a missão da Igreja de pregar o Evangelho por todo o mundo, impulcionada, sobrenaturalmente, pelo poder do Espírito Santo, o Consolador" (Jo 14.16-17).

Missão soberana e pessoal do Espírito Santo:

O Espírito Santo é aquele que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo de Deus sobre todos. Ele controla o mal que há no mundo e convence aos homens do pecado, atuando sobre todos os homens, através de sua influência, personalidade e presença (Jo.16:7-11). Podemos supor que o mundo seria intoleravelmente mau, não fora a influência do Espírito Santo, que constrange a iniqüidade inerente nos homens.

É como disse Jesus, assim: "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não fôr, o Consolodor não virá a vós; mas se eu fôr, enviar-vo-lo-ei. E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado". (Jo 16.7-11).

O Espírito Santo é criador (Gn 1.1,2,26,27) e, é, também, capaz de regenerar espiritualmente o homem (2 Co.5:17) e, assim sendo, Ele produz transformação de vida (Gl.5:22;23), a começar pela conversão (Jo.3:3-7). Ele dirige ativamente os ministros do evangelho e santifica àqueles que se convertem (At.13:1-4,16:6,7,10; Rm.15:16). Ele é o mestre supremo (Jo.14:26), glorifica ao SENHOR JESUS CRITO e promove a sua causa, (Jo.15:16). Ele habita nos santos (Rm 8.9; Ef.2:20), que são propriedades exclusiva de Deus (1Co.6:19,20; 1ª Pe 2.9). Ele nos ajuda em nossas fraquezas (Rm.8:26).

Síbolos significativos do Espirito Santo:

As Escrituras O apresentam através de símbolos, que nos ajudam na compreensão de suas realizações, ainda que a compreendamos limitadamente. Ele é apresentado como:

a) azeite (Êx.30:22-33): Sua composição: “pura mirra” uma espécie de resina aromática. A resina se assemelha à cera pegajosa; “canela aromática” fala do doce aroma produzido, que simboliza a nova natureza santificada para Deus. Segundo Êx.40:9-15, era imprescindível para o exercício de todo o ofício sacerdotal na tenda da congregação, isto implica que, sem a santa Unção do Espírito de Deus é impossível servi-Lo na Sua Obra. Já em Jo.3:34, o Ungido de Deus, Cristo Jesus, recebeu o Espírito sem medida. E, em Hb.1:8,9, o vemos como o óleo da alegria.

b) água (Sl.46:4): O Espírito é tipificado como as correntezas de um rio que alegram a Cidade de Deus. Em Jo.7:37-39, Ele aparece como um rio de águas vivas dentro do ser; em Jo.6:63; 13:10 e 15:3, é tipificado como a Palavra de Deus que nos purifica; em Tt.3:5,6, Ele está presente no batismo da regeneração e no novo nascimento; em Ap.22:1, como o rio puro da água da vida.

c) vento (Jo.3:8): Sua operação é inacessível à lógica e padrões humanos. Aquele que é guiado por Ele não sabe, por si mesmo, o que lhe espera, e caminha pela fé nEle; em Atos, vemos que a Igreja primitiva aprendeu cedo a depender da direção e do poder do Espírito Santo para fazer a Obra e vontade de Deus.

d) fogo (Êx.25:31-40; Is.6:5-7; At 2:3; Ap.3:1): Tipifica a presença maravilhosa da Glória de Deus, que consome toda impureza e santifica àqueles que são tocados por ele. No V.T. estava presente na Tenda da Congregação, e no N. T. está presente na Igreja de Cristo (1ª Co 6.19-20) e está, também, na Glória dos Céus, na presença de Deus.

e) pomba (Mt.3:16): O Espírito age com simplicidade como as pombas são simples - Mt.10:16; bem como é muito sensível como fica expressamente demonstrado no gemido delas. Compare com Rm.8:26,27.

f) selo (Ef.1:13,14): É o carimbo da propriedade e possessão de Deus. Ninguém poderá tocar nela sem a Sua permissão, que é inviolável, seguro e certo até o destino final dos remidos nas moradas celestiais.

g) garantia (Ef.1:14): O Espírito Santo é Deus e Ele é quem garante a nossa redenção e nos assegura uma eterna vida, em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: