terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Meios da Santificação


A santificação completa em três aspectos é operada integralmente em todo nosso ser: EPÍRITO, ALMA E CORPO, de dentro para fora, diante de Deus e dos homens, como LUZ E SAL DA TERRA, interagindo e interoperacionalizando em todo nosso ser, de tal maneira que possamos, como embaixadores do Rei e Senhor Jesus, refletir a Sua imagem pura e santa, verdadeiramente, em toda nossa maneira de viver. (1ª Pe 1.15-16).

Os meios e provisões para isto já foram providenciados por Deus, que são aqueles três:

1. O sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado. (1ª Jo 1.7b);

2. O Espírito Santo que nos regenera e nos guia. (Rm 8.14; Ef 1.13-14);

3. E Palavra de Deus que nos purifica, lava por dentro e por fora, até a divisão da alma e do espírito. (Jo 13.4-10; 15.3; 17.17; Ef 5.26-27; Hb 4.12) .

O que nos resta agora é vivenciar a Palavra de Deus, conforme disse o apóstolo Pedro: "Como filhos obedientes, (...) NÃO VOS CONFORMANDO COM AS CONCUPISCÊNCIAS QUE ANTES HAVIA EM VOSSA IGNORÂNCIA; MAS, COMO É SANTO AQUÊLE QUE VOS CHAMOU, SEDE SANTOS EM TODA VOSSA MANEIRA DE VIVER, PORQUANTO, ESCRITO ESTÁ: SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO". (I Pe 1:14-16).

Tiago, irmão do Senhor, em sua epístola define a autenticidade da verdadeira religião, assim: "A religião pura e imaculada para com Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e APARTAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO (Kosmos)". (Tg 1.27). É assim mesmo como Deus quer que vivamos neste mundo, santos e santificados em Cristo Jesus, como sendo as suas fieis testemunhas, para honra e glória do Seu nome. Obedeçamos o mandamento do Senhor Jesus que está escrito em Jo,17:17, "Santifica-os na VERDADE, A TUA PALAVRA É A VERDADE". Amém.

Nenhum comentário: