quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Jesus Nosso Representante e Substituto

Jesus é o nosso substituto porque tomou o nosso lugar, enquanto que, como representante, Ele agiu (e age) em nosso favor, fazendo-se presente em nosso lugar diante de Deus, visto que não poderíamos comparecer perante Ele, em defesa própria.

Cristo é o nosso representante diante de Deus. Ele é o cabeça da geração eleita, a geração dos remidos (Rm.5:12ss). É o nosso irmão mais velho, em cuja imagem moral e metafísica estamos sendo transformados (Rm.8:29 2Co.3:18). E isso significa, finalmente, que participaremos plenamente da natureza divina, da mesma maneira que Ele veio participar de nossa natureza humana (2 Pe.1:4). Ele tornou-se o representante daquilo que os remidos haverão de ser, mediante a redenção e a transformação à sua imagem.

Por outro lado, Cristo é o representante de Deus Pai, entre os homens (Jo.1:16-18; 8:28,29; 14:9; Jo 17.1-26).

Jesus é o nosso substituto. Nele foram satisfeitas as justas exigências de Deus contra o pecado e, por conseguinte, em seu valor supremo, o Senhor Jesus cumpriu toda a justiça de Deus. A "satisfação" dada a Deus pelo sangue de Jesus, se reveste de valor infinito e imutável. Jesus nos substituiu na cruz do calvário, portanto, sejamos gratos a Ele e aceitemos todos, sem demora, esta maravilhosa manifestação do amor de Deus!

Nenhum comentário: