terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Conclusão sobre a doutrina da salvação


A Obra perfeita, suficinte e eficaz da salvação consumada por nosso Senhor Jesus Cristo, está, claramente, expressa nas suas palavras ditas no cume da cruz do calvário, registradas nos Evangelhos, a saber:

a) Pelo apóstolo João, assim: "(...) Depois, vendo Jesus que tudo já estava comsumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava alii um vaso cheio de vinagre. Embeveram de vinagre uma esponja e, fixanmdo-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. Quando pois, Jesus tomou o vinagre, disse: ESTÁ COMSUMADO! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito". (Jo 19.28-30).

b) Pelo "médico amado Lucas", assim: (...) Então Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! e, dito isto, expirou". (Lc 23.46).

c) Também, pelo apóstolo Paulo foi registrada assim: "(...) Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou as terceiro dia, segunda as Escrituras (...) ". (1ª Co 15.3,4).


"A salvação é um Dom de Deus (Ef.2:8-9) e nos vem pela graça divina. Em relação à justificação, Deus é o Juiz e Cristo é o nosso advogado de defesa; o pecado do homem é sua frontal desobediência e agravo contra Deus, cuja penalidade é a morte; a expiação no sangue de Jesus é o cumprimento da exigência divina expressada em sua Lei, reveladora de Sua justiça e santidade; o arrependimento e a fé representam a convicção e aceitação da Obra expiatória de Cristo na cruz, trazendo a remissão dos pecados; o Espírito Santo testifica do perdão concedido, em Cristo, e realiza o novo nascimento; a vida cristã é obediência em santificação; e sua perfeição é o cumprimento da lei da justiça, no homem nascido de Deus (Rm.5:1,2; 13.8)". (Do livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia de Myer Pearlman).

Deus, através do Espírito Santo, forma em nós a imagem de seu Filho (Rm.8:29; 2ª Co 3.18). Toda essa realização está muito acima das possibilidades humanas. Tudo nos vem pela graça e méritos de Jesus Cristo (Rm.3:23-28; 6:23; Ef.2:8-10). A Deus demos toda glória! Amém!

Nenhum comentário: